Os primeiros turistas potiguares que deixaram Israel após os conflitos na Faixa Gaza embarcaram em voo comercial na manhã desta segunda-feira (09). A saída aconteceu após o início dos ataques do grupo palestino Hamas do último sábado (07). Os turistas estavam na cidade de Tel Aviv, na costa mediterrânica israelense, a 90 quilômetros da área de conflito, quando ocorreram os bombardeios.
O grupo de potiguares, formado por 25 pessoas, estava em Israel desde a semana passada. Entre os integrantes está o diretor da empresa Arituba Turismo, Abdon Gosson. Eles foram a Israel com o intuito de fazer uma peregrinação em pontos históricos e religiosos daquele país.
Segundo Abdon Gosson, os primeiros potiguares saíram de Tel Aviv e viajaram até Madri (Espanha). Por lá, devem esperar a segunda parte do grupo de turistas, que deve sair de Israel ainda nesta terça-feira (10). A data de retorno ao RN não está definida. Os potiguares não irão voltar com o voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que saiu da Base Aérea de Natal no domingo (8) para repatriar cidadãos brasileiros. “Vão retornar em voo de carreira”, disse Abdon Gosson.
Além dos turistas, dois outros potiguares também devem retornar esta semana ao Brasil. Os estudantes Francisco das Chagas Barbalho Neto e Roosevelt de Araújo Sales Júnior, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Ele serão repatriados no voo da FAB.
A Embaixada brasileira em Tel Aviv já colheu os dados de cerca de 1.000 brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a maioria é de turistas que estão em Israel.
O Itamaraty diz que segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras na região.
A estimativa é que 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques. O governo brasileiro reservou seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para a repatriação.
Até o momento, foram identificados três brasileiros desaparecidos e um ferido após o conflito. Todos são binacionais e participavam de um festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias