Cotidiano

População apresenta reivindicações à STTU sobre nova rede de transporte público de Natal

Redesenho do itinerário dos ônibus tem sido apresentado em reuniões com as comunidades em alguns bairros de Natal. Usuários questionam alguns pontos no projeto

por: NOVO Notícias

Publicado 4 de outubro de 2021 às 16:34

Foto: Reprodução

A implantação da nova rede de transporte público de Natal, proposta pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), tem gerado preocupação na população. O redesenho do itinerário dos ônibus tem sido apresentado em reuniões com as comunidades em alguns bairros de Natal. Usuários questionam alguns pontos no projeto.
Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, a STTU esteve reunida com a população dos bairros Nova Descoberta, Lagoa Azul, Pajuçara, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Potengi, Salinas e Redinha. Nas conversas, diversos pontos vêm sendo questionados pelos usuários, entre eles: o número excessivo de ônibus que precisarão ser utilizados para se deslocar para um trecho, o itinerário adotado por algumas linhas e se os usuários precisarão pagar várias passagens dentro de um curto espaço de tempo de utilização do serviço, além de queixas sobre o atual sistema.
Segundo o vereador Milklei Leite (PV), presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Natal, que esteve presente nas discussões, o formato de comunicação da pasta sobre o projeto diante da população ainda não está sendo efetivo e transparente.
“O que estou percebendo é que na hora de explanar não está sendo claro, e a população está aflita. Foram reduzidas linhas e agora vai se reduzir mais”, destacou o parlamentar.
Conforme a STTU, a nova rede de transporte tem sido pensada para ser implantada de forma estruturada. No mapa de planejamento das novas linhas, a proposta apresenta os ônibus com a inicial “B”, transitando principalmente dentro dos bairros de uma mesma região. As linhas com trajetos mais longos terão a inicial “R”, e as linhas com “E”, denominadas estruturais, circularão em terminais com paradas estratégicas para determinadas localizações.
De acordo com Paulo César Medeiros, secretário da STTU, a avaliação dessa primeira semana de reuniões é positiva. Segundo o titular da pasta, mais de 600 contribuições e sugestões de mudanças e adequações no atual sistema já foram apresentadas. Paulo ainda ressaltou a importância da participação da população natalense nos encontros, fazendo com que a secretaria entenda os anseios dos usuários.
“Nós estamos nos debruçando sobre todas essas contribuições. A gente ainda tem muitas reuniões a serem feitas, e a gente conclama a população para continuar participando ativamente para que a Secretaria de Mobilidade Urbana repasse todas as informações para o corpo técnico realizar as proposituras”, afirmou o secretário.
Além das reuniões, a STTU disponibilizou em seu portal na internet os detalhes sobre a Nova Rede de Transporte Público. Por meio da ferramenta, o usuário tem acesso às informações sobre o mapa completo da nova rede, dias úteis, sábados, domingos e feriados, além de cada linha em arquivo individualizado. De acordo com o órgão, mais de 15 mil acessos já foram realizados na plataforma.
Conversas com a Zona Leste
A partir desta segunda-feira (4), a STTU inicia um novo ciclo de reuniões com os moradores da Zona Leste de Natal para seguir apresentando a Nova Rede do Transporte Público que vai vigorar após a licitação.
A primeira reunião acontece com moradores dos bairros de Santos Reis, Praia do Meio, Areia Preta, Mãe Luiza e Rocas, às 18h30, na Escola Municipal Santos Reis.
Tags