Policiais do Batalhão de Choque da PMRN embarcam para Brasília para atuar contra atos de vandalismo

O grupo embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira na manhã desta segunda-feira (9)

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de janeiro de 2023 às 13:25

Policiais do Batalhão de Choque da PMRN embarcam para Brasília para atuar contra atos de vandalismo – Foto: Cedida

Embarcaram em um voo da Força Aérea Brasileira na manhã desta segunda-feira (9) 30 policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar do RN para Brasília na intenção de auxiliar o Governo Federal no Distrito Federal após a série de ataques que aconteceram no domingo (8) na capital do país.

De acordo com o Governo do Estado, o executivo estadual não terá custo na mobilização. Os militares vão receber diárias operacionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública e ficam mobilizados pela Força Nacional.

Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), o episódio registrado em Brasília neste domingo (8) tem que ser enfrentado com veemência.

“O ataque à democracia foi violento, brutal, um desrespeito às instituições e a nossa democracia. Isso tem que ser enfrentado com todo o rigor'”, afirma Fátima.

Assim, o Rio Grande do Norte se soma a outros 13 estados (quantitativo até às 10h desta segunda-feira) que também se colocaram à disposição para contribuir.

Desmobilização de acampamentos no RN

Estado cumpre decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes – Foto: Elisa Elsie

A chefe do Executivo estadual se reuniu com os comandos das polícias do Rio Grande do Norte, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e inteligência do Exército Brasileiro na manhã desta segunda-feira (9) para planejar a desocupação e a dissolução total, em até 24 horas, de acampamentos bolsonaristas montados em áreas militares do estado.

A medida cumpre decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes proferida na madrugada desta segunda-feira (9).

Durante o encontro, que foi aberto à imprensa, o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Coronel Francisco Araújo Silva, disse que a partir da determinação da governadora, fez contato com forças federais, estaduais e Prefeitura do Natal, que não compareceu.

“Os policiais vão fazer a abordagem na frente do quartel, dizer que não podem ficar no local, explicar que existe a decisão judicial. Caso descumpram, serão detidos, inicialmente por desobediência”, detalhou o gestor, ao acrescentar que o Exército vai trabalhar em harmonia com o Estado.