A Polícia Civil do Rio Grande do Norte descobriu um esquema de corrupção que envolvia o desvio de mais de R$1 milhão de reais na folha de pagamento dos servidores do Estado. O Departamento de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD) identificou que a fraude começou em 2006, dentro da Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESAP).
As investigações realizadas apontaram que dois filhos de uma servidora efetiva da SESAP foram cadastrados no sistema de folha de pagamento como servidores públicos, mesmo sem nunca terem trabalhado nas unidades de saúde vinculadas à Secretaria.
A fraude foi identificada pela atual gestão da SESAP, que encaminhou o caso para os órgãos de controle competentes. Os pagamentos irregulares foram realizados por 16 anos, desde 2006 até 2022, e incluíam não apenas o salário, mas também adicionais de insalubridade, plantões eventuais, gratificações e abono de permanência. O DECCOR-LD também constatou empréstimos consignados com desconto em folha.
A SESAP abriu uma sindicância administrativa para apurar os fatos e encaminhou o caso para o Departamento de Combate à Corrupção para investigação criminal. A servidora envolvida responderá pelo crime de peculato e inserção de dados falsos em sistemas de informação da Administração Pública. Já os filhos também serão acusados de peculato pela Polícia pelos desvio do montante.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias