As polícias Civil, Militar e Federal estão deflagrando, desde as primeiras horas desta sexta-feira (17), a Operação Normandia, que tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação no litoral Sul do Rio Grande do Norte. Segundo as investigações, a organização movimentava aproximadamente R$ 150 mil por mês com tráfico e assaltos. O dinheiro era repassado para José Kemps Pereira de Araújo, mais conhecido como Alicate, 45 anos, preso em janeiro por cumprimento de decisão judicial. Ele é apontado como um dos chefes de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), além do tráfico de drogas e assaltos, o grupo criminoso tinha como característica principal matar e atentar contra agentes de segurança pública – pelo menos quatro policiais foram alvos de atentados nos últimos cinco anos no RN; um policial e a esposa de um policial foram mortos.
Na última quarta-feira (14), Alicate foi transferido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, para o Presídio Federal de Mossoró, por ser apontado como um dos mandantes dos ataques criminosos que vem acontecendo no estado.
Cerca de 150 policiais estão cumprindo, com o apoio do helicóptero 01 do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), 30 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal, Parnamirim e Nísia Floresta.
*O nome da operação faz referência a maior operação aeronaval da história, quando tropas aliadas desembarcaram no litoral de Normandia.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias