O Plano de Arborização da capital entra em uma nova fase com a retomada do projeto Planta Natal em 2021. Iniciado com o plantio de 2.000 espécies, entre árvores nativas e aplicação de jardinagem, o projeto tem por objetivo envolver os equipamentos públicos com circulação de pessoas em ambientes arborizados, tornando as áreas mais agradáveis. A partir da próxima quarta-feira (09) o projeto ganha reforço na produção de mudas com a entrega do Horto Municipal, que passou por reforma.
Criado pela atual gestão da Prefeitura do Natal, o Planta Natal tem como objetivo plantar 20 mil espécies nativas ao longo de toda a gestão do prefeito Álvaro Dias. O calendário de plantios foi reiniciado há duas semanas, pela recém-restaurada praça Mãe Peregrina, em Cidade Satélite. A nova Praça das Flores, em Petrópolis, terá suas obras de reforma entregues no início da próxima semana também com mudas do projeto, assim como o Horto Municipal. Serão dezenas de árvores nativas como os ipês, conhecidos também como craibeiras, e oitis plantados em toda a extensão da nova praça repaginada pela Prefeitura de Natal.
Para o prefeito Álvaro Dias, plantar a quantidade de árvores estabelecida é uma meta que será perseguida. “É um desafio, mas queremos uma cidade mais aprazível e, além do benefício estético, com maior conforto térmico, estimulando cada vez mais o uso das áreas públicas pela população”, destaca Álvaro. Segundo a coordenadora do projeto Planta Natal, a secretária executiva Danielle Mafra, a retomada do projeto vai permitir a recuperação das áreas quentes da cidade e uma intervenção mais ampla na massa arbórea local.
“O Planta Natal está sendo incrementado com a reforma do Horto Municipal e a compra de novos equipamentos. Também temos um novo estudo sobre áreas quentes da cidade que vem sendo feito pela STTU e que será integrado às ações do programa”, informa Danielle Mafra. Segundo a gestora, além das praças e canteiros centrais, focando num plantio responsável com regularidade, existe o plano de recuperação das áreas verdes das escolas.
Uma novidade dessa etapa do Planta Natal são as mudas identificadas com cartões verificadores de QRcode, com leitura no celular para o aplicativo do Planta Natal — www.plantanatal.com.br É possível conhecer a espécie, a data em que foi plantada e até quem a adotou.
O Planta Natal conta com o envolvimento das Secretarias Municipais de Governo, Comunicação Social, Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços Urbanos, Urbana e UFRN.
Dentro da programação oficial da Semana do Meio-Ambiente e com o propósito de ampliar a coleta seletiva na cidade, a Prefeitura vai lançar na próxima terça-feira (08) o Projeto Limpa Natal. O lançamento será feito pelo prefeito Álvaro Dias em evento transmitido online no canal oficial da Prefeitura no YouTube.
Inicialmente a ação será adotada nos órgãos da administração direta e indireta do Município. O projeto é coordenado pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e também se volta para o estímulo à educação ambiental.
Cada Secretaria do Município vai se integrar com uma comissão própria de servidores, para que estes façam a análise de desempenho do projeto, acompanhando a evolução e identificando problemas. Os dados coletados serão base para a implantação de coleta seletiva em cada Secretaria. Em uma fase posterior, o Limpa Natal será expandido para a população.
“Com o projeto Limpa Natal, o Município cumpre seu papel educativo e ainda incentiva a adoção de práticas sustentáveis. As mudanças que queremos ver em nossa cidade começam com as escolhas que fazemos em nosso dia a dia. A Prefeitura está fazendo sua parte e convidamos a todos os natalenses a também participarem dessa ação”, afirma a gerente de Meio-Ambiente e Educação Ambiental da Urbana, Ana Patrícia Sousa e Silva.
Neste primeiro momento, o Projeto Limpa Natal focará nos objetos eletroeletrônicos inservíveis, com parceria com diversas secretarias e cooperação técnica das empresas Natal Reciclagem e Circular Brain. Está prevista a instalação de 25 pontos de descarte voluntário até o final do ano em Natal. O primeiro ponto de descarte voluntário – coletor – será instalado no próprio Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal.
A manutenção será periódica, além da disponibilização do serviço “Ecozap”, em que, através do número (84) 99966-4010, as pessoas poderão agendar o recolhimento em domicílio dos seus eletroeletrônicos, como calculadoras, notebooks, monitores, televisores, relógios inteligentes, ventiladores e controles remotos.
“A população sempre cobrou uma campanha de arrecadação de eletroeletrônicos mais extensa, então o Limpa Natal também chega com esse objetivo. Queremos, ao final da gestão do prefeito Álvaro Dias, termos a coleta seletiva ampliada, campanhas de educação ambiental mais constantes, com a tecnologia usada a nosso favor, como a rastreabilidade dos eletroeletrônicos. A meta é a arrecadação de 50 toneladas de eletroeletrônicos nesta primeira etapa do Limpa Natal”, indica o diretor-presidente da Urbana, Joseíldes Medeiros.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias