PGR denuncia Moro ao STF por fala contra Gilmar Mendes; relembre declaração

Moro afirma que sua fala foi retirada de contexto e que não contém nenhum acusação contra o ministro Gilmar Mendes

por: NOVO Notícias

Publicado 17 de abril de 2023 às 17:55

PGR denuncia Moro ao STF por fala contra Gilmar Mendes; relembre declaração

Senador Sergio Moro (União Brasil-PR) teria afirmado que o ministro Gilmar Mendes, do STF, vendia Habeas Corpus – Foto: Agência Senado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. A acusação baseia-se em um vídeo que viralizou nas redes sociais na última sexta-feira (14), em que o ex-juiz aparece dizendo a interlocutores sobre “comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes”. A vice-procuradora Lindôra Maria Araújo pede que ele seja condenado e, se a pena ultrapassar quatro anos de prisão, perca o mandato.

De acordo com a PGR, Moro sugeriu no vídeo que o ministro do STF praticava corrupção passiva e, por isso, teria cometido o crime de calúnia. Além disso, ele teria feito a afirmação em público, diante de muitas pessoas e ciente de que estava sendo filmado, com o objetivo de depreciar e descredibilizar a atuação de Gilmar Mendes na Corte.

Leia também:

Em sua defesa, Moro afirmou que sua fala foi retirada de contexto e que o vídeo divulgado contém apenas um fragmento, sem acusar ninguém.

No vídeo, gravado em uma festa junina, Moro conversa com outras pessoas enquanto uma voz feminina ao fundo afirma: “Está subornando o velho”. Em seguida, ele responde: “Não, isso é fiança. Instituto para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”. Depois, ele pega um copo contendo, aparentemente, vinho quente ou suco de uva.

Confira o vídeo: 
Tags