Política

PF encontra, na sede do PL, documento declarando estado de sítio no Brasil

O documento estava na sala do ex-presidente Jair Bolsonaro, e foi encontrado durante o cumprimento de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (8)

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de fevereiro de 2024 às 18:16

Trecho do documento de declararia estado de sítio no Brasil – Foto: Reprodução/G1

A Polícia Federal encontrou, na sede do Partido Liberal (PL), um documento com argumentos para declaração de estado de sítio e defendendo a decretação de operação para “Garantia da Lei da Ordem no Brasil. O projeto foi encontrado durante a busca e apreensão deflagrada na manhã desta quinta-feira (8).

A informação foi divulgada pelas jornalistas Natuza Nery e Daniela Lima, da GloboNews, na tarde de hoje. Elas apontam ainda que o colunista Valdo Cruz, também do Grupo Globo, conseguiu a informação de que o documento estava na sala do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.

O último parágrafo do documento foi divulgado pelas colunistas da GloboNews, e usa jargões comuns das falas de Jair Bolsonaro, como o “jogar dentro das quatro linhas”, e termina com a declaração de estado de sítio e a decretação da GLO.

“Afinal, diante de todo o exposto, e para assegurar a necessária restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil, jogando de forma incondicional dentro das quatro linhas, com base em disposições expressas da Constituição Federal de 1988, declaro o estado de Sítio e, como ato contínuo, decreto operação de garantia da lei e da ordem”, diz o parágrafo final

Além deste documento, a PF encontrou ainda, na mesma operação, um outro texto, chamado de minuta golpista, que planejava, entre outras ações, de ministros do STF, como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, além do presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags