A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira para cumprir 53 mandados de busca e apreensão em diferentes estados do Brasil. A ação faz parte da 16ª fase da Operação Lesa Pátria e tem como alvo financiadores dos atos golpistas ocorridos em 8 de Janeiro. Os nomes dos investigados ainda não foram divulgados pela PF.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em sete estados diferentes: São Paulo (12 mandados), Mato Grosso do Sul (2 mandados), Paraná (6 mandados), Santa Catarina (3 mandados), Tocantins (2 mandados), Ceará (2 mandados) e Minas Gerais (26 mandados).
Por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), os alvos da operação tiveram suas contas e bens bloqueados para garantir o ressarcimento dos prejuízos causados pelos atos de terrorismo ocorridos em 8 de Janeiro. A Polícia Federal estima que os danos ao patrimônio público possam chegar a até 40 milhões de reais.
Segundo a PF, os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou o caráter simbólico da operação ao mirar financiadores e incitadores dos atos golpistas, especialmente às vésperas do 7 de Setembro, data que suscita temores de novos ataques em Brasília.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias