Cotidiano

Petrobras diz que não recebeu pedido para mudar política de preços

A empresa reagiu às recentes declarações do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que anunciou possíveis mudanças na política de preços de combustíveis

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de abril de 2023 às 15:58

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras publicou nota oficial, nesta segunda-feira (5), para informar que não recebeu qualquer proposta para alterar a sua política de preços. A empresa reagiu às recentes declarações do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que anunciou possíveis mudanças na precificação dos combustíveis.

Segundo a Petrobras, a companhia enfatizou a importância de evitar o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais. A empresa destacou que quaisquer propostas de alteração serão comunicadas oportunamente ao mercado e conduzidas pelos mecanismos habituais de governança interna da companhia.

A Petrobras também ressaltou que ajustes de preços de produtos são realizados no curso normal de seus negócios, em razão do contínuo monitoramento dos mercados, que inclui a análise diária do comportamento de seus preços em relação às cotações internacionais, seu market share, dentre outras variáveis.

Críticas

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, criticou a atual política de preços da Petrobras e confirmou que haverá mudanças. As declarações foram dadas durante entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (5). De acordo com o ministro, a eventual mudança na política de preços da companhia pode levar a uma redução entre R$ 0,22 e R$ 0,25 no preço do litro do diesel.

“A Petrobras vai continuar sendo respeitada na sua governança e vai continuar sendo respeitada na sua natureza jurídica. Mas nós vamos exigir da Petrobras, como controladores da empresa, que ela respeite o povo brasileiro. Que ela cumpra o que está na Constituição Federal: sua função estatal, que é criar um colchão de amortecimento nessas crises internacionais de preço dos combustíveis”, completou Silveira.

Leia a nota da Petrobras

A Petrobras reafirma seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado nacional, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais. A companhia confirma que não recebeu nenhuma proposta do Ministério das Minas e Energia a respeito da alteração da Política de Preços. Quaisquer propostas de alteração da Política de Preços recebidas do acionista controlador serão comunicadas oportunamente ao mercado, e conduzidas pelos mecanismos habituais de governança interna da companhia.

A companhia reitera que ajustes de preços de produtos são realizados no curso normal de seus negócios, em razão do contínuo monitoramento dos mercados, o que compreende, dentre outros procedimentos, a análise diária do comportamento de nossos preços relativamente às cotações internacionais, o seu market share, dentre outras variáveis.

Tags