Nesta terça-feira (28), a TV Tropical divulgou a primeira pesquisa feita pelo Instituto Real Time Big Data para os cargos de governador e senador do Rio Grande do Norte. Os números apontam para a vitória de Fátima Bezerra (PT). Foram avaliados cenários espontâneos e estimulados, além da rejeição dos candidatos e a aprovação da gestão de Fátima Bezerra.
Os números estimulados para o Governo do Estado mostram Fátima Bezerra com mais votos que todos os outros pré-candidatos, o que daria a ela uma vitória ainda no primeiro das eleições. O segundo lugar na amostragem é do senador Styvenson Valentim (PODE), que ainda não decidiu se vai realmente entrar na disputa, seguido pelo ex-vice-governador Fábio Dantas (SDD).
*O candidato Daniel Morais, do PSOL, não atingiu 1% da preferência do eleitorado.
Se levarmos em conta apenas o percentual de votos válidos, desconsiderando os que pretendem votar branco, nulo ou não sabem e não responderam, a governadora Fátima Bezerra chega a 55,7% dos votos, ultrapassando a barreira de 50% + 1 para finalizar a eleição no primeiro turno.
Na amostragem espontânea, apenas quatro pré-candidatos foram citados, e mais uma vez a governadora soma mais votos que todos os adversários juntos.
A pesquisa Real Time Big Data também mediu a rejeição do eleitorado potiguar aos pré-candidatos postos. Nesse quesito, Fátima Bezerra é a mais rejeitada, apesar de favorita a vencer o pleito, seguida pelo senador Styvenson Valentim.
Os eleitores também foram questionados se aprovam ou não a gestão da governadora Fátima Bezerra no estado do Rio Grande do Norte. Os números são positivos para a petista.
Os eleitores também puderam avaliar o governo em uma escala com cinco opções.
A amostragem ouviu 1.500 pessoas em todo o Rio Grande do Norte. Ela foi realizada entre os dias 25 e 27 de junho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RN-01637/2022.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias