Política

Pesquisa: Fátima lidera todos os cenários para governo do Estado

Se as eleições fossem hoje, a Governadora derrotaria Álvaro Dias, Styvenson Valentim e Carlos Eduardo

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de setembro de 2021 às 15:00

Fátima Bezerra

Em todos os cenários possíveis apontados na amostragem, Fátima é líder da intenção de votos – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2022, que definirão os próximos representantes estaduais e federais, uma nova pesquisa de intenção de votos, realizada pelo Instituto AgoraSei, por encomenda do Blog do BG, aponta que, no Rio Grande do Norte, a preferência é pela manutenção de Fátima Bezerra (PT) no Governo do Estado, que venceria em todos os cenários possíveis avaliados.

Na pesquisa espontânea para o Governo do Estado, Fátima Bezerra (PT) aparece com 14,8% da preferência do eleitorado potiguar, seguida por Carlos Eduardo Alves (PDT) com 3,3%, Álvaro Dias (PSDB) com 2,8%, Styvenson Valentim (PODE) com 1,7%, General Girão (PSL) com 0,8%, Garibaldi Filho (MDB) com 0,8%, Robinson Faria (PSD) com 0,6%, Benes Leocádio (Republicanos) com 0,6%, José Agripino (DEM) com 0,5% e Rogério Marinho (sem partido) com 0,3%.

Na estimulada, foram apresentados três cenários diferentes. No primeiro, a governadora Fátima Bezerra aparece na liderança com 33,3% das intenções de votos. Logo após, aparece Carlos Eduardo Alves com 19,8%, Styvenson Valentim com 12,2%, Benes Leocádio com 3,1% e Robério Paulino (PSOL) com 1,4%. No segundo cenário, Fátima lidera com 37,6%, Styvenson Valentim vem em seguida com 16,1%; Rogério Marinho com 6,4% e Robério Paulino com 2% fecham as opções. O terceiro e último cenário tem Fátima com 34,8%, sendo seguida por Styvenson com 15,4%, Álvaro Dias com 11,9%, Robério Paulino com 2,2% e Benes Leocádio com 1,9%.

Na disputa de bolsonaristas para o Senado, Fábio tem mais que o dobro de votos de Rogério

Para a vaga de senador, que hoje é ocupada por Jean Paul Prates (PT), a disputa conta com a vantagem de um velho conhecido no cargo, Garibaldi Alves Filho (MDB), empatado com Carlos Eduardo Alves (PDT), ambos com 2,6% na espontânea. Jean Paul vem em seguida com 1,8% e logo após Fábio Faria (Sem partido) com 1,4%, Styvenson (PODE) com 0,8%, Zenaide Maia (PROS) com 0,7%, Haroldo Azevedo (sem partido) 0,3%, Geraldo Melo (PSDB), Rogério Marinho, José Agripino e João Maia (PL) com 0,1%.

Para o Senado Federal foram criados três cenários estimulados. Garibaldi Filho lidera dois deles, e o terceiro tem o ministro Fábio Faria com a preferência do eleitorado potiguar.

No primeiro, o ministro das Comunicações, Fábio Faria aparece como opção e figura na terceira posição, atrás dos primos Garibaldi e Carlos Eduardo.

Cenário 1 pesquisa eleitoral Senado

No segundo cenário, as opções são praticamente as mesmas, mudando apenas o candidato ministro, que deixa de ser Fábio Faria e passa a ser Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, que aparece com menos da metade das intenções de votos de Fábio no cenário anterior.

Cenário 2 pesquisa eleitoral Senado

O último cenário aponta Fábio Faria com a maior intenção de votos, contra uma opção ainda não explorada na disputa do Senado.

Tags