Pesquisa da UFRN aponta queda na fecundidade de mulheres nordestinas entre 20 e 24 anos

A pesquisa, intitulada Caracterização do comportamento reprodutivo na Região Nordeste em um contexto de baixa fecundidade, analisou os aspectos socioeconômicos e demográficos das mulheres nordestinas

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de abril de 2023 às 19:30

A pesquisa analisou os aspectos socioeconômicos e demográficos das mulheres – Foto: SM

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apontou que houve uma queda significativa no índice de fecundidade entre as mulheres nordestinas com idades entre 20 e 24 anos. O estudo analisou os dados do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no período entre 2000 e 2010, e foi resultado da dissertação de mestrado da demógrafa Denise Evelyn Mendonça Pimentel, realizada no Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN).

A pesquisa, intitulada Caracterização do comportamento reprodutivo na Região Nordeste em um contexto de baixa fecundidade, analisou os aspectos socioeconômicos e demográficos das mulheres nordestinas, levando em conta o número de filhos que cada uma possuía. Para isso, foram criados quatro grupos distintos: mulheres sem filhos; mulheres com um filho; mulheres com dois filhos; e mulheres com três ou mais filhos.

A metodologia utilizada buscou entender a distribuição das mulheres por grupos etários de acordo com o número de filhos, além de avaliar as características dessas mulheres em relação a situação conjugal, afiliação religiosa, situação de domicílio, raça, renda per capita e escolaridade. Por fim, a pesquisa também analisou a distribuição percentual de cada um dos grupos investigados por estado do Nordeste.

Os resultados da pesquisa apontaram para uma queda na taxa de natalidade das mulheres entre 20 e 49 anos que tinham três ou mais filhos, que passou de 40,3% em 2000 para 27,6% em 2010. Por outro lado, houve um aumento na participação das mulheres sem filhos (de 24,2% para 28,8%) e com uma ou duas concepções. Além disso, a pesquisa também indicou que houve uma diminuição na fecundidade e um adiamento da maternidade nas coortes mais jovens.

Tags