Cotidiano

Parlamentares cobram ações para o combate da violência no RN

Representantes da bancada federal potiguar solicitam reforço nas medidas de combate aos atentados registrados em diversos municípios potiguares desde a última terça-feira (14)

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de março de 2023 às 13:55

Criminosos ateiam fogo em veículos da Prefeitura de Coronel Ezequiel

Criminosos ateiam fogo em veículos da Prefeitura de Coronel Ezequiel – Foto: Cedida

A série de ataques contra prédios públicos, transporte urbano e unidades comerciais e de serviços no Rio Grande do Norte tem gerado preocupação entre os parlamentares. Representantes da bancada federal potiguar solicitam reforço no combate aos atentados registrados em diversos municípios potiguares desde a última terça-feira (14).

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), os ataques de criminosos já atingiram 28 municípios. O governo federal já enviou um efetivo de 200 militares para auxiliar no combate aos ataques, mas sem veículos adequados, eles podem enfrentar dificuldades.

O senador Styvenson Valentim (Podemos) enviou um ofício ao presidente Lula pedindo a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado. A operação permite ao chefe do executivo nacional convocar as Forças Armadas em casos de esgotamento das forças tradicionais de segurança pública em situações graves de perturbação da ordem.

De acordo com a legislação, a atuação das Forças Armadas com poder de polícia é concedida provisoriamente até que a normalidade seja restabelecida em uma área restrita e por tempo determinado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e do patrimônio, e o pleno funcionamento das instituições.

O deputado federal General Girão (PL) também cobrou uma intervenção no estado e criticou a gestão estadual comandada pela governadora Fátima Bezerra, alegando que governos do PT sempre apoiam atos criminosos. Girão defendeu a presença das forças armadas nas ruas e cobrou melhores condições para os militares combaterem a criminalidade, incluindo veículos para deslocamento.

O senador Rogério Marinho (PL) cobrou do Governo do Rio Grande do Norte uma resposta mais eficaz contra a criminalidade após cidades potiguares registrarem ataques violentos contra veículos e prédios públicos. Em pronunciamento no Senado, o senador descreveu a situação do estado como de “descontrole, caos e desespero”.

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa, o deputado José Dias (PSDB) lamentou os prejuízos à classe produtiva causados pelos ataques criminosos registrados nos últimos dias.

Em pronunciamento em plenário nesta quinta-feira (16), o vereador de Natal, Anderson Lopes, sugeriu afastamento da governadora Fátima Bezerra e o emprego urgente das Forças Armadas no estado do Rio Grande do Norte para restabelecer a ordem. A Câmara Municipal de Natal estava desde terça-feira com as atividades suspensas e foram retornadas nesta manhã em horário especial. “As Forças Armadas precisam também entrar em ação para ajudar aos nossos guerreiros combates das Polícias e Guardas Municipais”, afirmou Anderson Lopes.

 

Tags