A Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu, nesta sexta-feira (20), um parecer acerca de processo que pode provocar mudança na bancada federal do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional, e colocar o ex-deputado estadual Fernando Mineiro (PT) no cargo de deputado federal, que hoje é ocupado por Beto Rosado (PP).
O parecer é favorável à anulação dos votos de Kericlis Alves Ribeiro, conhecido conhecido no Kerinho, que no pleito eleitoral de 2018 obteve 8.990 votos, quantidade suficiente de votos para colocar o mossoroense na Câmara dos Deputados por meio do Coeficiente eleitoral, visto que ambos eram da mesma coligação, a saber, “100% RN”.
“Esse parecer do PGE é mais um passo importante na nossa luta por justiça e respeito à vontade popular.
Fui eleito deputado federal em 2018 com a terceira maior votação do estado mas, através de decisões não definitivas, não assumi a vaga que é minha por direito e votos conquistados“, diz Mineiro, que hoje ocupa o cargo de Secretário Estadual no Governo Fátima Bezerra.
Em 2018, Fernando Mineiro obteve 98.079 votos, ficando atrás apenas de Benes Leocádio (PRB) e de sua companheira de PT, Natália Bonavides.
Com o parecer, Mineiro espera que o relator do processo, Ministro Luis Felipe Salomão, reveja sua decisão liminar, determinando o indeferimento do registro de candidatura de Kerinho, o que daria ao petista o direito de tomar posse no mandato. Há ainda a possibilidade de o processo ser levado a julgamento no pleno do Tribunal Superior Eleitoral.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias