Foto: Vaticano

Cotidiano

Saúde Papa Francisco terá alta hospitalar neste domingo após 37 dias internado

Pontífice retornará ao Vaticano, mas precisará de fisioterapia respiratória e repouso. Ele fará uma breve aparição pública antes da alta

por: NOVO Notícias

Publicado 22 de março de 2025 às 15:04

O papa Francisco receberá alta no domingo (23), após 37 dias internados no hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia dupla. A informação foi divulgada neste sábado (22) pela equipe médica que cuida do pontífice. Ele retornará à sua residência no Vaticano, mas seguirá em repouso por dois meses e sob cuidados médicos, em uma fase chamada de “alta hospitalar protegida”.

Durante o período de recuperação, Francisco passará por sessões de fisioterapia respiratória e exercícios de fala, já que sua voz foi afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo. A equipe médica espera que ele recupere a voz gradualmente, mas não estimou um prazo para isso. O pontífice também retomará suas atividades de forma lenta, com um “estilo de vida mais calmo”.

Paciente exemplar e bom humor
Sergio Alfieri, chefe da equipe médica e diretor do hospital Gemelli, destacou que Francisco foi um “paciente exemplar” durante a internação. “Ele ficou muito contente com a notícia da alta. Há alguns dias, perguntava: ‘Quando vou para casa?'”, contou Alfieri.

O papa manteve o bom humor ao longo das cinco semanas de tratamento, exceto em momentos em que seu quadro de saúde se agravou. No domingo, antes de deixar o hospital, ele fará uma breve saudação aos fiéis, marcando sua primeira aparição pública desde o início da internação.

Cuidados pós-alta
A equipe médica recomendou que Francisco evite encontros frequentes, principalmente com grandes grupos, para reduzir o risco de contato com novos vírus. Ele também deve evitar atividades que exijam esforço físico. Apesar de curado da pneumonia, alguns vírus ainda permanecem em seus pulmões, exigindo atenção contínua.

Tags