Em entrevista a um site de notícias da Argentina, o Papa Francisco afirmou que o celibato dos padres é uma medida temporária e que pode ser revista. Ele lembrou que, mesmo dentro da Igreja Católica, os sacerdotes das igrejas que seguem o rito oriental podem se casar e que o celibato na igreja ocidental é apenas uma receita temporária.
O pontífice ainda destacou que a ordenação de um padre é para sempre, mesmo que ele deixe a igreja mais tarde. Por isso, segundo Francisco, não há contradição no casamento de sacerdotes. Ele afirmou que são necessários avanços porque “o machismo é ruim”.
“Ao celibato, às vezes, pode levar ao machismo. Um padre que não sabe trabalhar com mulher tem alguma falta e não tem maturidade. O Vaticano era muito machista, mas faz parte da cultura, não é culpa de ninguém. Sempre foi assim”, declarou o Papa Francisco.
Papa Francisco foi entrevistado pelo jornal l argentino Infobae na residência oficial do pontífice, em Santa Marta, na Cidade do Vaticano, no 10º aniversário de seu papado.
Questionado sobre o papel das mulheres na tradição, Papa Francisco afirmou que é diferente do dos homens e que eles “devem se complementar”.
Embora a possibilidade de casamento para padres católicos ainda não seja uma realidade concreta, a declaração do Papa Francisco gerou discussões e reflexões sobre a tradição celibatária na Igreja Católica.
O celibato sacerdotal é uma tradição da Igreja Católica. A Igreja ensina que o sacerdote deve dedicar-se totalmente à sua vocação, tomando essencialmente a Igreja como sua esposa, a fim de ajudar no cumprimento da sua missão.
No entanto, ao contrário da Igreja Católica, os padres podem se casar nas igrejas ortodoxas e de rito oriental, bem como nas igrejas protestantes e anglicanas.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias