Cotidiano

Pai campeão: a história de ‘Seu Luizinho’, pai do medalhista de ouro Italo Ferreira

Luiz Ferreira, o Seu Luizinho, conta as emoções de ser pai do campeão mundial e olímpico de surfe

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de agosto de 2021 às 13:52

Italo Ferreira e 'Seu Luizinho', pai do campeão

Italo Ferreira e ‘Seu Luizinho’, pai do campeão – Foto: Cedida

Pai é um mapa de um caminho, corrido antes que você, junto com você. Neste domingo, dia 8, data em que o Brasil comemora o Dia dos Pais, o NOVO conta a história de um pacato cidadão de Baía Formosa, no interior do Rio Grande do Norte. Residente no município, 96 km da capital, Luiz Ferreira de Souza viu seu filho conquistar a maior glória do esporte mundial.

Pai do surfista Ítalo Ferreira, medalhista de ouro nas olimpíadas de Tokyo 2020, “Luizinho”, como é popularmente conhecido na cidade, relembra com emoção, as dificuldades que a família enfrentou no início da carreira do filho.

“No início foi difícil. Eu vendia peixes e nós não tínhamos muito recursos. Ele começou na tampa da caixa de peixes que eu vendia, uma tampa de isopor. Depois, com muito esforço, conseguimos comprar uma prancha usada para ele”, conta Luizinho.

Pai é ser espelho. Luizinho conta como a vivência ao longo dos anos com o filho, carrega um significado e importância nas conquistas de Ítalo durante a sua trajetória.

“É muito gratificante olhar para esse momento e enxergar lá atrás também. Nós tínhamos um sonho e o ítalo muita força de vontade. Víamos ele desde pequeno voltando dos campeonatos com troféus, a gente esperava um, ele voltava com dois, três, em várias modalidades e idades. E agora ele é campeão mundial e campeão olímpico”, enfatiza o pai campeão.

Pai é ser origem. Luizinho e Baía Formosa são palavras que se completam, logo após, Ítalo colocar a cidade no mapa das conquistas olímpicas, o pescador comemora com orgulho, os dias de festa que o município está vivendo.

“Baía Formosa já é outra, tem outra cara, muita gente na cidade, muito movimento, um carnaval fora de época, muita gente na praia, todo mundo se assustou com o movimento, dono de bares e donos de restaurantes, isso é muito bom para a cidade, sempre lutamos por isso e agora Baía Formosa vai ser um ponto turístico muito forte”, enfatiza seu Luiz.

Pai é ser apoio. Ítalo transformou a realidade da família, com a agenda de competições internacionais e vivendo muito tempo fora do Brasil, Luisinho agora é o braço direito do filho, o pai coruja deixou a vida de vendedor e agora gerencia e administra os negócios do filho em Baía Formosa.

“Precisamos mais ainda estar do lado dele agora, temos uma casa grande para cuidar, negócios para administrar, precisamos garantir que estamos cuidando bem das coisas dele, e que ele se mantenha focado apenas em competir”, finaliza Luiz.

Pai é desenvolvimento. Luiz Ferreira agora busca iniciativas de respeito e apoio ao esporte praticado pelo filho. O Instituto Italo Ferreira tem a finalidade de contar a trajetória do esportista e atender crianças e jovens carentes com potencial para iniciar no surfe.

O Instituto já tem local definido e projeto arquitetônico pronto. Segundo Luiz Ferreira, as obras físicas devem estar concluídas em fevereiro de 2022. Além de expor as premiações conquistadas por Ítalo, 70 jovens serão selecionados na rede escolar para participar da escolinha de surf.

Além de aulas no mar, serão oferecidas aulas de inglês e francês e alimentação. Também vai funcionar como local de visitação e contemplação, já que as instalações contarão com um mirante com 15 metros de altitude.

Tags