Ômicron: Brasil tem 8 casos suspeitos e Saúde ativa grupo para monitorar variante

Três casos da nova variante já foram confirmados em São Paulo; segundo Ministério da Saúde, os casos suspeitos estão localizados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1) e Distrito Federal (6)

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de dezembro de 2021 às 17:29

Ômicron: Brasil tem 8 casos suspeitos e Saúde ativa grupo para monitorar variante – Foto: Ina FASSBENDER/AFP

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (2), que o Brasil possui pelo menos 8 casos suspeitos da nova variante da Covid-19, a ômicron. Diante da situação e da pouca informação que se tem sobre o impacto que a variante pode causar, a pasta ativou uma sala de situação, na última segunda (29), para monitorar as infecções e adotar medidas de prevenção e controle.

Segundo a pasta, os casos suspeitos estão localizados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1) e Distrito Federal (6). A pasta confirmou também os cinco casos da nova cepa, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal e indicou que todos os confirmados estavam vacinados contra a Covid-19.
Diante da nova cepa, que ainda é estudada, o Ministério da Saúde instalou uma sala de situação, que, a princípio, vai durar 15 dias, mas pode ser desativada antes caso seja identificada uma transmissão comunitária da variante no país.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, “a sala perde sua função se, infelizmente, tivermos transmissão comunitária no Brasil, porque a partir daí vira rotina a vigilância dessa variante”, explicou.
Tags