Entrando no último ano de mandato, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), tem uma série de desafios para superar e entregar o cargo que assumiu em 2018, foi reeleito em 2020 e que completa seis anos à frente do poder Executivo da capital do Rio Grande do Norte. Entre os desafios, destaca-se a licitação do transporte público e diversas obras espalhadas pela cidade, como a construção do novo Hospital Municipal de Natal, um dos diversos projetos que já estão em andamento e que têm previsão de entrega ainda para este ano. Também são desafios para Álvaro Dias, a licitação da limpeza pública, a engorda da praia de Ponta Negra, além da escolha de um nome para sucedê-lo no Palácio Felipe Camarão.
Novo Hospital Municipal de Natal
Uma das obras esperadas para 2024 é a do novo Hospital Municipal, que está sendo construído no bairro Pitimbu, na Zona Sul de Natal, em um terreno localizado em frente à Unidade de Pronto Atendimento de Cidade Satélite. A obra é dividida em duas etapas, e de acordo com Álvaro Dias, a primeira será entregue até junho e a segunda até o fim do ano. “Um investimento superior a R$ 120 milhões e que dotará Natal de um grande hospital com capacidade para atender nas áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgias, centro de diagnóstico por imagem e 266 leitos de internação, sendo 40 de UTI. Iremos entregar a primeira etapa do Hospital ainda neste semestre e já iniciaremos a segunda etapa que espero poder entregar até o final do ano, já que a obra corre em paralelo”, diz o prefeito de Natal.
Complexo Turístico da Redinha
Um segundo projeto e que está ainda mais próximo de ser entregue é o Complexo Turístico da Redinha, com previsão de entrega dentro de dois meses. “A previsão do Complexo Turístico da Redinha, que é uma obra importantíssima, que já está concluída em grande parte como o asfalto, a nova via de acesso, o entorno com o centro de artesanato. Mas o Complexo Turístico totalmente concluído, nós estaremos inaugurando dentro de 60 dias. Vai ser um avanço muito grande para a nossa cidade, um novo local de lazer, de entretenimento e de diversão. É realmente um local que vai trazer divisas para o turismo e para a geração de emprego e renda da nossa cidade”, destaca Álvaro Dias.
Licitação do Transporte Público
Um dos maiores desafios do atual prefeito é a licitação do transporte público. No entanto, este projeto segue com prazos indefinidos, e Álvaro Dias justifica a demora para o lançamento do edital com o estudo realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), apesar de ele garantir que vai resolver o problema.
“A situação dos transportes é um problema que não foi criado por mim. É um problema concreto, que nós estamos enfrentando, contratamos uma consultoria e estamos encaminhando. Já houve avanços, mas, pela complexidade do problema, ainda não foi totalmente resolvido. Mas será, haverá sim a licitação pública dos transportes urbanos. Espero que dentro do espaço de tempo mais breve possível para regularizar e acabar com esse fantasma que tem perturbado a população de Natal por tanto tempo. Já são 15 ou 20 anos que essa licitação do transporte público da capital deveria ter ocorrido, e ainda não ocorreu, mas agora nós vamos resolver”, explica o prefeito Álvaro Dias.
Licitação da limpeza
Outra licitação para prestação de serviço público para a cidade de Natal que está travada, e é, a exemplo da do transporte, um grande desafio para o prefeito Álvaro Dias superar até o fim do seu mandato é a licitação da limpeza pública. Ela passa por entraves alheios à administração pública municipal, e desde a sexta-feira (16), data da última movimentação, o processo se encontra na mesa da conselheira Maria Adélia Sales, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), que desde 2021 analisa a legalidade do edital apresentado. Questionamos o prefeito sobre este edital especificamente, mas ele disse apenas que não tem acompanhado de perto os trâmites do processo.
Engorda da praia de Ponta Negra
Dentre tantos desafios, o principal deles, eleito pelo próprio Álvaro Dias, é o início das obras de engorda da praia de Ponta Negra. Há muito tempo desejada e anunciada, essa é uma obra que depende de outras para que possa ser iniciada, como o enrocamento que já foi concluído na orla da praia. “A engorda de Ponta Negra é o maior desafio para esse ano. Acredito, confio e tenho certeza de que conseguiremos iniciá-la ainda este ano. Estamos esperando para realizar a licitação da engorda. A primeira parte já foi concluída, que é o enrocamento, aqueles blocos de concreto protegendo a orla urbana. Se não tivesse sido concluído já, o próprio hotel Serhs corria o risco de ter sido derrubado pela agressão da maré que foi muito violenta, principalmente naquele local. Concluímos, e espero que a engorda seja liberada o mais breve possível pelo Idema, acabando os entraves, para que possamos iniciar o quanto antes. Ela é necessária e fundamental para a preservação do emprego e renda, do turismo e da imagem da cidade”, diz.
Álvaro busca candidato a sucessor
O último desafio listado, mas não menos importante, não está no âmbito da administração, mas no campo eleitoral: a escolha de um sucessor, movimento que vai colocar à prova o poder político de Álvaro Dias nas eleições municipais de outubro. As opções ainda são amplas. Além de poder liderar um grupo próprio, optando por um nome interno que deve ficar entre os secretários Joanna Guerra e Rafael Motta, Álvaro tem a possibilidade de abraçar a pré-candidatura de Paulinho Freire (União), ou ainda voltar a ter uma aliança com Carlos Eduardo (PSD), de quem foi vice-prefeito e herdou o poder municipal em 2018.
Apesar de já estarmos nos aproximando do terceiro mês do ano, Álvaro Dias parece despreocupado com o assunto, e não quer tomar uma decisão agora. “Eleitoral ainda não decidi nada. Estou preocupado com minhas obras, com a gestão, com a administração. Não estou nem pensando nisso – eleições -, vou deixar para pensar nisso mais na frente, no momento oportuno”, pontua Dias.
No entanto, o prefeito Álvaro Dias teve em sua agenda de Carnaval um encontro com o pré-candidato a prefeito Paulinho Freire (União). Mesmo dizendo que não pensa no assunto político, ele não descarta aliança com o deputado. “Eu não descarto e nem decido nada. Não é momento para pensar. Encontrei com Paulinho, meu amigo, lá no Polo Nazaré, batemos um papo, conversamos. Mas tenho conversado com Carlos Eduardo, tenho acompanhado pela secretária Joanna Guerra, que é outra possibilidade, mas não decidimos nada. Não paramos para refletir, nem para consultar os nossos amigos, e nem vou parar agora. Vou me dedicar às obras, à administração, à gestão. A minha decisão ainda vai demorar”, finaliza Álvaro.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias