A pandemia atingiu a advocacia em cheio. Com efeito, embora o inconsciente popular suponha que é nas crises que os advogados faturam, isso não corresponde à realidade. De acordo com notícia publicada no blog da jornalista Daniela Freire, no portal NOVO Notícias, a atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Norte (OAB-RN) já vinha sendo muito criticada pela insensibilidade em não ter reduzido ou mesmo suspendido temporariamente o valor da anuidade durante esse período. Segundo a publicação, esta semana a instituição visitou algumas cidades para realizar cobranças de quem está com a anuidade atrasada.
A advocacia é mais requisitada quando os negócios estão em ebulição. Em vista da pandemia e seus reflexos econômicos, além da manutenção do valor, alguns advogados procuraram o blog de Daniele Freire para denunciar que cobranças acintosas estão sendo feitas nas vésperas das eleições da Ordem, e no período que os advogados estão passando pelo seu momento financeiro mais difícil.
Segundo o atual presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, as anuidades foram suspensas por três meses durante o período pandêmico. Ele afirma que a receita das anuidades garante a sobrevida financeira da instituição.
“A OAB vive exclusivamente da receita das anuidades. E o impacto foi sentido, pois associados a novos dispêndios com despesas decorrentes da pandemia, inclusive auxílios extraordinários aos profissionais que assim requereram”, relatou o presidente à reportagem.
As denúncias dos advogados ainda relatam que a OAB/RN está indo de cidade em cidade fazer a cobrança de quem está com a taxa em débito.
A eleição para a nova composição da OAB/RN, relativa ao triênio 2022/2024, acontecerá de maneira presencial, no dia 19 de novembro de 2021, no horário de 9h às 17h. As votações em Natal ocorrerão na UNI/RN. Nas subseccionais, a votação será realizada em suas respectivas sedes, exceto em Macau, onde a votação será feita na Sala da Advocacia da Vara do Trabalho de Macau, e no Mato Grande, em que os pleitos ocorrerão no SEST/SENAT.
O registro de chapas pode ocorrer a partir do primeiro dia útil após a publicação do edital até o dia 20 de outubro de 2021. Cada chapa deve ser composta por 35 Conselheiros Seccionais Titulares, incluindo 5 membros para composição da diretoria; 35 Conselheiros Seccionais Substitutos; três Conselheiros Federais Titulares; três Conselheiros Federais Suplentes; cinco membros da Diretoria da CAARN; dois suplentes da CAARN; e Diretorias das Subseções e/ou Conselhos Subseccionais, e Suplentes, se houver
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias