O Rio Grande do Norte teve diminuição dos percentuais endividados. É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), referente a setembro, da Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo (CNC). No estado, 85,2% dos entrevistados confirmam tem alguma dívida, seja ela com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa. O número representa uma queda de 2,2 pontos percentuais quando comparado com agosto, e queda de 9,4 pontos percentuais em relação a setembro do ano passado.
Em relação as famílias, 37,3% estão com dívidas ou contas em atraso; em agosto passado o número era de 41,1%; e em setembro de 2020, eram 46,9%. Já o número de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso caiu de 5,7% em agosto para 4,5% em setembro, porém é maior do que em setembro do ano passado, quando 3,8% informaram que não terão como pagar o que devem.
Leia mais:
> 56,4% das dívidas dos inadimplentes são pagas em até 60 dias
> Juros para famílias e empresas sobem em agosto, diz BC
Porém, as médias do Rio Grande do Norte são maiores do que as nacionais. Os dados nacionais apresentam que 74% das famílias tem contas em atraso. Quando comparado com os demais estados do Nordeste, o Rio Grande do Norte é o segundo com mais famílias endividadas (85,2%), ficando atrás apenas da Paraíba, que tem 89,8%.
Cenário Nacional
O percentual de famílias que relataram ter dívidas (74%) teve uma alta de 1,1 pontos percentuais em relação a agosto (72,9%), e de 6,8 pontos ante setembro de 2020 (67,2%), o maior incremento anual da série histórica.
O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso atingiu 25,5% do total. Em agosto eram 25,6%, e em setembro do ano passado eram 26,5%. Já o número de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso caiu de 10,7% em agosto para 10,3% em setembro. Em setembro do ano passado eram 12%.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias