O golpe do código de segurança se tornou uma preocupação para os passageiros do aplicativo Uber. A prática consiste em alguns motoristas solicitar o código de segurança da corrida antes mesmo do passageiro embarcar, resultando em cobranças abusivas por viagens inexistentes.
Segundo uma reportagem da Folha de São Paulo, o golpe funciona da seguinte forma: antes de chegar ao local de embarque, o motorista inicia uma conversa no chat do aplicativo e pede ao passageiro o código de segurança da corrida. Ao receber o número, o motorista consegue iniciar a viagem mesmo sem a presença do passageiro.
Esse código, conhecido como U-código, é uma combinação de quatro dígitos utilizado como medida de segurança pela Uber. Ele é utilizado para que tanto o motorista quanto o passageiro possam verificar se estão na corrida correta.
Relatos de vítimas do golpe foram compartilhados nas redes sociais e alguns casos foram investigados pela Folha de São Paulo. Uma das vítimas, Fernanda Gasparino, relatou que após fornecer o código solicitado pela motorista, a viagem foi iniciada sem a sua presença e redirecionada para outros lugares, resultando em uma cobrança de R$ 50.
A Uber esclareceu que possui a ferramenta chamada U-Código, uma senha de quatro dígitos gerada pelo aplicativo para cada viagem. Essa senha deve ser fornecida verbalmente pelo passageiro ao motorista ao entrar no veículo, permitindo assim o início da viagem.
A empresa reforçou a importância de não compartilhar o código de segurança com o motorista antes que ele esteja presente no ponto de embarque, por meio de comunicações oficiais. Essa medida visa proteger os passageiros contra possíveis golpes e cobranças indevidas.
________________________________________________________________________
Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
Assine gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
Siga o NOVO Notícias no Twitter.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias