Nova variante do coronavírus faz SMS recuar na flexibilização de máscaras

Na última segunda-feira (22), o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, chegou a afirmar que obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos em Natal estaria perto do fim

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de novembro de 2021 às 16:00

No momento, uso de máscaras não deixará de ser obrigatório – Foto: Carlos Azevedo/NOVO

A nova variante do coronavírus, Ômicron, segue se espalhando pelo mundo, com 13 casos detectados na Holanda. Na semana passada, o surgimento de uma variante do novo coronavírus foi confirmado em regiões da África. Batizada de Ômicron – letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto -, a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.

No Brasil, ainda não foi registrado nenhum caso da Ômicron. Entretanto, a Secretaria de Saúde de Natal (SM) informou ao NOVO Notícias que o surgimento da variante adia a possibilidade da flexibilização do uso de máscaras na capital potiguar, como chegou a ser anunciada.

Vacinação será reforçada com surgimento de nova cepa – Foto: Joana Lima/SECOM

Na última segunda-feira (22), o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, em entrevista no Jornal das Seis, na 96 FM Natal, disse que a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos em Natal estaria perto do fim. Todavia, a nova mutação do vírus da Covid-19 faz com que o órgão sanitário recue na possibilidade e reforce a campanha de vacinação no município.

“No momento não existe a possibilidade. De lá pra cá surgiu a nova mutação do vírus, então no momento não existe essa possibilidade”, informou a assessoria de imprensa da SMS.

Brasileiro está em isolamento

A Anvisa informou neste domingo (28) que um brasileiro com passagem pela África do Sul testou positivo para Covid-19 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Não foi confirmado até o fechamento desta matéria se o passageiro está contaminado pela variante Ômicron. O passageiro chegou ao país no sábado (27), em um voo da Ethiopian Airlines.

“Após a identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso”, informou o órgão.

As restrições a viajantes oriundos de países da África começam a valer nesta segunda feira (29). No Brasil, ainda não há informações oficiais de órgão de saúde de qualquer contaminação pela variante Ômicron. Como medida de cautela, a partir de hoje, o Governo Federal decidiu restringir a entrada de passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini (ex-Suazilândia), Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.

Tags