Geral

Nomes na mesa, escolha do povo

Conheça o perfil dos pré-candidatos ao Governo e Senado

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de abril de 2022 às 16:00

Urna Eleitoral – Foto: Roberto Jayme/Ascom

2022 será o ano de eleger deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e, faltando pouco mais de cinco meses para o pleito, o cenário político do Rio Grande do Norte já está ‘pegando fogo’. A atual governadora Fátima Bezerra é candidata à reeleição. Além dela, já se colocaram como pré-candidatos, o ex-vice-governador Fábio Dantas, o empresário Haroldo Azevedo, o senador Styvenson Valentim e a servidora pública Clorisa Linhares.

Já para o Senado, que terá uma vaga, o ex-ministro Rogério Marinho, o ex-prefeito Carlos Eduardo, o vereador Robério Paulino e o ex-deputado federal Ney Lopes já estão a postos para a disputa. Apesar das pré-candidaturas já anunciadas, os nomes só podem ser lançados de forma oficial durante as convenções partidárias, que acontecem entre 20 de julho e 5 de agosto. Até lá, como diria o nordestino Flávio José, “pode acontecer tudo, inclusive nada”.

GOVERNO

 

Foto: Elisa Elsie

Fátima Bezerra – PT – 66 anos – Natural de Nova Palmeira/PB – Professora

Professora de formação, Fátima Bezerra foi deputada estadual, deputada federal e senadora durante quatro anos, quando renunciou ao cargo para assumir como Governadora do Rio Grande do Norte em 2018. É candidata à reeleição e desponta como favorita na maioria das pesquisas, embora também apresente a maior rejeição entre os pré-candidatos. Fátima Bezerra tem a seu favor o fato de ter conseguido pagar as folhas atrasadas deixadas pelo governo Robinson Faria, seu antecessor. A governadora também promoveu o maior número de militares entre policiais e bombeiros nos últimos quatro anos e durante a pandemia montou 800 leitos de hospitais dos quais 120 ficaram permanentes. Demonstrou traquejo e articulação ao conquistar para sua chapa grandes caciques eleitorais do estado e aglutinou alguns dos que podiam ser seus prováveis adversários, como Garibaldi, Henrique, Walter e Carlos Eduardo Alves.

Foto: Agência Senado

Styvenson Valentim – PODEMOS – 45 anos – Natural de Rio Branco/Acre – Policial Militar

Policial militar de carreira, ficou conhecido no Estado a partir de 2004, quando coordenou com rigidez as fiscalizações da Lei Seca pela PM. Também ganhou fama por atuar em defesa da reforma de escolas e por ‘militarizar’ uma delas. Nas eleições de 2018, foi o senador mais votado com mais de 745 mil votos, sendo eleito pela Rede Sustentabilidade. Foi destaque na mídia por pelo envolvimento em polêmicas pessoais trazidas a público e em questões que repercutiram principalmente entre os grupos de defesa das mulheres. Em 2019, filiou-se ao Podemos e tem se colocado como pré-candidato ao Governo do Estado. Crítico de tudo e de todos, não tem conquistado aliados durante sua vida pública e é tido como individualista pela maioria dos ‘colegas’.

Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Fábio Dantas – Solidariedade – 50 anos – Natural de São José de Mipibu/RN – Advogado e empresário

Foi deputado estadual pelo PHS e eleito vice-governador pelo PC do B na gestão Robinson Faria, com quem rompeu no final do mandato. Em 2019, filiou-se ao Solidariedade e retornou suas atividades empresariais no ramo de produção da cachaça. Em 2021, assumiu o cargo de diretor-geral da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), desvinculando-se em março deste ano. Lançou sua pré-candidatura ao Governo do Estado no último dia 19 em uma chapa com o ex-ministro Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado. Ainda sem vice, tem buscado unir toda a oposição, mas ainda não conquistou a simpatia do grupo mais radical da direita, que parece não ‘engolir’ seu passado esquerdista. Seus adversários não deixarão o povo esquecer que Fábio foi vice de uma gestão que deixou quatro folhas em atraso.

Foto: Divulgação

Haroldo Azevedo – PATRIOTAS – 72 anos – Natural de Natal/RN – Engenheiro e empresário

Empresário das áreas da construção civil e radiodifusão, Haroldo Azevedo foi suplente do senador Geraldo Melo e secretário de Turismo durante a gestão da ex-governadora Wilma de Faria. Foi filiado ao PSDB até abril do ano passado e se filiou ao Patriotas no último mês de março já como pré-candidato ao Governo do RN. Crítico da gestão atual, é bem-aceito na ala bolsonarista, embora seu nome ainda não pareça ter ‘decolado’, segundo as pesquisas já divulgadas.

Foto: Divulgação

Clorisa Linhares – Brasil 35 – 50 anos – Natural de Recife/PE – Servidora pública e ex-vereadora de Grossos

Pernambucana de Recife, mas naturalizada potiguar e radicada no município de Grossos, de onde foi vereadora, Clorisa Linhares é servidora do Tribunal de Justiça do RN e também atuou como agente penitenciária. É mantenedora de um instituto chamado Realizando Sonhos em Grossos, cidade onde foi vereadora e candidata à prefeita, mas foi derrotada. Na disputa pelo Executivo, suas propostas objetivam a melhoria da economia como forma de recuperar setores como educação, saúde e segurança. Diz ser contra a polarização política atual.

SENADORÁVEIS

Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Rogério Marinho – PL – 58 anos – Natural de Natal/RN – Economista

Foi vereador e deputado federal por três mandatos, além de também ter sido secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte durante a gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini. Foi um dos principais responsáveis pela Reforma Trabalhista, que o fez ganhar a simpatia dos empresários e a rejeição dos trabalhadores, e da Reforma da Previdência. Não conseguiu ser reeleito em 2018 e, em dezembro do mesmo ano, foi anunciado como secretário especial da Previdência Social e Trabalho no Governo Bolsonaro. Em fevereiro de 2020 assumiu o Ministério do Desenvolvimento Regional, deixando o cargo em março deste ano para se candidatar ao Senado. Em sua gestão ganhou repercussão um suposto esquema de superfaturamento de tratores pela estatal Codevasf. A investigação, porém, ainda não saiu do papel.

Foto: Elpídio Júnior

Carlos Eduardo Alves – PDT – 62 anos – Natural do Rio de Janeiro/RJ – Formado em Direito

Foi prefeito de Natal por quatro vezes. Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Natal e assumiu a Prefeitura em 2002, quando a então prefeita Wilma de Faria renunciou ao cargo. Passou dois anos no cargo e foi reeleito em 2004 para sua segunda gestão. Voltou ao Executivo Natalense em 2012 e emendou em 2016 para sua quarta passagem pelo Palácio Felipe Camarão. Renunciou em 2018 e seu vice, Álvaro Dias, assumiu. Foi candidato ao Governo e perdeu para a atual governadora do RN, Fátima Bezerra, que, hoje, é sua aliada. A ala mais radical do PT não viu com bons olhos a aliança entre o ex-prefeito e atual governadora, mas, segundo eles, é prego batido, ponta virada.

Foto: Elpídio Júnior

Robério Paulino – PSOL – 65 anos – Natural de Nilópolis/RJ – Professor universitário 

Nascido no Rio de Janeiro, mas filho de potiguares, Robério Paulino é graduado em Economia e professor do Departamento de Políticas Públicas da UFRN. Desenvolve projetos nas áreas de educação, economia e de arborização em Natal. Já foi candidato à Prefeitura de Natal e ao Governo do Estado e, em 2020, foi eleito vereador em Natal. Lançou sua pré-candidatura ao Senado em evento realizado neste mês de abril.

Foto: Divulgação

Ney Lopes – BRASIL 35 – 77 anos – Natural de Natal/RN – Professor, advogado, jornalista

Advogado, professor de Direito e jornalista, Ney Lopes também já foi vice-prefeito de Natal e deputado federal por seis mandatos. Foi filiado ao ARENA, ao PDS, ao PFL, ao DEM, ao PSD e, atualmente, filiou-se ao PMB, partido pelo qual pretende disputar a única vaga ao Senado disponível no pleito deste ano. Seu último mandato eletivo foi encerrado em 2007 e, desde então, estava fora da vida pública.