2022 será o ano de eleger deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e, faltando pouco mais de cinco meses para o pleito, o cenário político do Rio Grande do Norte já está ‘pegando fogo’. A atual governadora Fátima Bezerra é candidata à reeleição. Além dela, já se colocaram como pré-candidatos, o ex-vice-governador Fábio Dantas, o empresário Haroldo Azevedo, o senador Styvenson Valentim e a servidora pública Clorisa Linhares.
Já para o Senado, que terá uma vaga, o ex-ministro Rogério Marinho, o ex-prefeito Carlos Eduardo, o vereador Robério Paulino e o ex-deputado federal Ney Lopes já estão a postos para a disputa. Apesar das pré-candidaturas já anunciadas, os nomes só podem ser lançados de forma oficial durante as convenções partidárias, que acontecem entre 20 de julho e 5 de agosto. Até lá, como diria o nordestino Flávio José, “pode acontecer tudo, inclusive nada”.
Fátima Bezerra – PT – 66 anos – Natural de Nova Palmeira/PB – Professora
Professora de formação, Fátima Bezerra foi deputada estadual, deputada federal e senadora durante quatro anos, quando renunciou ao cargo para assumir como Governadora do Rio Grande do Norte em 2018. É candidata à reeleição e desponta como favorita na maioria das pesquisas, embora também apresente a maior rejeição entre os pré-candidatos. Fátima Bezerra tem a seu favor o fato de ter conseguido pagar as folhas atrasadas deixadas pelo governo Robinson Faria, seu antecessor. A governadora também promoveu o maior número de militares entre policiais e bombeiros nos últimos quatro anos e durante a pandemia montou 800 leitos de hospitais dos quais 120 ficaram permanentes. Demonstrou traquejo e articulação ao conquistar para sua chapa grandes caciques eleitorais do estado e aglutinou alguns dos que podiam ser seus prováveis adversários, como Garibaldi, Henrique, Walter e Carlos Eduardo Alves.
Styvenson Valentim – PODEMOS – 45 anos – Natural de Rio Branco/Acre – Policial Militar
Policial militar de carreira, ficou conhecido no Estado a partir de 2004, quando coordenou com rigidez as fiscalizações da Lei Seca pela PM. Também ganhou fama por atuar em defesa da reforma de escolas e por ‘militarizar’ uma delas. Nas eleições de 2018, foi o senador mais votado com mais de 745 mil votos, sendo eleito pela Rede Sustentabilidade. Foi destaque na mídia por pelo envolvimento em polêmicas pessoais trazidas a público e em questões que repercutiram principalmente entre os grupos de defesa das mulheres. Em 2019, filiou-se ao Podemos e tem se colocado como pré-candidato ao Governo do Estado. Crítico de tudo e de todos, não tem conquistado aliados durante sua vida pública e é tido como individualista pela maioria dos ‘colegas’.
Fábio Dantas – Solidariedade – 50 anos – Natural de São José de Mipibu/RN – Advogado e empresário
Foi deputado estadual pelo PHS e eleito vice-governador pelo PC do B na gestão Robinson Faria, com quem rompeu no final do mandato. Em 2019, filiou-se ao Solidariedade e retornou suas atividades empresariais no ramo de produção da cachaça. Em 2021, assumiu o cargo de diretor-geral da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), desvinculando-se em março deste ano. Lançou sua pré-candidatura ao Governo do Estado no último dia 19 em uma chapa com o ex-ministro Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado. Ainda sem vice, tem buscado unir toda a oposição, mas ainda não conquistou a simpatia do grupo mais radical da direita, que parece não ‘engolir’ seu passado esquerdista. Seus adversários não deixarão o povo esquecer que Fábio foi vice de uma gestão que deixou quatro folhas em atraso.
Haroldo Azevedo – PATRIOTAS – 72 anos – Natural de Natal/RN – Engenheiro e empresário
Empresário das áreas da construção civil e radiodifusão, Haroldo Azevedo foi suplente do senador Geraldo Melo e secretário de Turismo durante a gestão da ex-governadora Wilma de Faria. Foi filiado ao PSDB até abril do ano passado e se filiou ao Patriotas no último mês de março já como pré-candidato ao Governo do RN. Crítico da gestão atual, é bem-aceito na ala bolsonarista, embora seu nome ainda não pareça ter ‘decolado’, segundo as pesquisas já divulgadas.
Clorisa Linhares – Brasil 35 – 50 anos – Natural de Recife/PE – Servidora pública e ex-vereadora de Grossos
Pernambucana de Recife, mas naturalizada potiguar e radicada no município de Grossos, de onde foi vereadora, Clorisa Linhares é servidora do Tribunal de Justiça do RN e também atuou como agente penitenciária. É mantenedora de um instituto chamado Realizando Sonhos em Grossos, cidade onde foi vereadora e candidata à prefeita, mas foi derrotada. Na disputa pelo Executivo, suas propostas objetivam a melhoria da economia como forma de recuperar setores como educação, saúde e segurança. Diz ser contra a polarização política atual.
Rogério Marinho – PL – 58 anos – Natural de Natal/RN – Economista
Foi vereador e deputado federal por três mandatos, além de também ter sido secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte durante a gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini. Foi um dos principais responsáveis pela Reforma Trabalhista, que o fez ganhar a simpatia dos empresários e a rejeição dos trabalhadores, e da Reforma da Previdência. Não conseguiu ser reeleito em 2018 e, em dezembro do mesmo ano, foi anunciado como secretário especial da Previdência Social e Trabalho no Governo Bolsonaro. Em fevereiro de 2020 assumiu o Ministério do Desenvolvimento Regional, deixando o cargo em março deste ano para se candidatar ao Senado. Em sua gestão ganhou repercussão um suposto esquema de superfaturamento de tratores pela estatal Codevasf. A investigação, porém, ainda não saiu do papel.
Carlos Eduardo Alves – PDT – 62 anos – Natural do Rio de Janeiro/RJ – Formado em Direito
Foi prefeito de Natal por quatro vezes. Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Natal e assumiu a Prefeitura em 2002, quando a então prefeita Wilma de Faria renunciou ao cargo. Passou dois anos no cargo e foi reeleito em 2004 para sua segunda gestão. Voltou ao Executivo Natalense em 2012 e emendou em 2016 para sua quarta passagem pelo Palácio Felipe Camarão. Renunciou em 2018 e seu vice, Álvaro Dias, assumiu. Foi candidato ao Governo e perdeu para a atual governadora do RN, Fátima Bezerra, que, hoje, é sua aliada. A ala mais radical do PT não viu com bons olhos a aliança entre o ex-prefeito e atual governadora, mas, segundo eles, é prego batido, ponta virada.
Robério Paulino – PSOL – 65 anos – Natural de Nilópolis/RJ – Professor universitário
Nascido no Rio de Janeiro, mas filho de potiguares, Robério Paulino é graduado em Economia e professor do Departamento de Políticas Públicas da UFRN. Desenvolve projetos nas áreas de educação, economia e de arborização em Natal. Já foi candidato à Prefeitura de Natal e ao Governo do Estado e, em 2020, foi eleito vereador em Natal. Lançou sua pré-candidatura ao Senado em evento realizado neste mês de abril.
Ney Lopes – BRASIL 35 – 77 anos – Natural de Natal/RN – Professor, advogado, jornalista
Advogado, professor de Direito e jornalista, Ney Lopes também já foi vice-prefeito de Natal e deputado federal por seis mandatos. Foi filiado ao ARENA, ao PDS, ao PFL, ao DEM, ao PSD e, atualmente, filiou-se ao PMB, partido pelo qual pretende disputar a única vaga ao Senado disponível no pleito deste ano. Seu último mandato eletivo foi encerrado em 2007 e, desde então, estava fora da vida pública.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias