As informações foram apresentadas em conjunto com o Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (CREA-RN) e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN).
Publicado 14 de fevereiro de 2023 às 18:05
A Neonergia Cosern detalhou na tarde desta terça-feira (14), na sede da Companhia, o esquema especial para garantir o fornecimento de energia elétrica durante o Carnaval 2023 no Rio Grande do Norte. As informações foram apresentadas em conjunto com o Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (CREA-RN) e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN).
A Neoenergia ressaltou que a operação especial para o Carnaval 2023 se soma às ações de manutenções contínuas já realizadas pelas concessionárias. As ações de prevenção servem para mitigar a possibilidade de ocorrências, o que também inclui a inspeção com termovisores, poda de árvores e a utilização de transformadores móveis.
Segundo Osvaldo Tavares, Superintendente Técnico da Neonergia, o foco principal da operação será em preservação da vida e na qualidade do fornecimento, manutenção preventiva e reforço da rede elétrica, ampliação da estrutura de atendimento emergencial nos polos carnavalescos e contará com reforço das equipes de plantão, atividades conjuntas com parceiros importantes e campanha publicitária para reforçar junto aos foliões os cuidados com a segurança.
“É um trabalho que acontece desde o planejamento, então, a gente já sabe quais são as áreas que vão receber um fluxo grande de visitantes, a gente sabe também que a carga aumenta, então, a ideia que a gente tem, é que possamos ter uma estrutura robusta para atender e que também consiga executar os planos de manutenção, melhorar a automação da rede, e tudo isso contribui para que a falta de energia na rede não aconteça, e se acontecer, que possa se reestabelcido o mais rápido possível”, disse o superitendente.
Também estiveram presentes na coletiva de imprensa a Presidente do CREA-RN, Ana Adalgisa Pinheiro, o Gerente de Fiscalização do CREA-RN, Heulisson Arruda e o Chefe do Centro de Vistoria do Corpo de Bombeiros, Major Daniel Gleidson.
A presidente do CREA-RN, a engª civil Ana Adalgisa destacou a Operação “Carnaval Legal é Carnaval Seguro”, realizada pela entidade com o intuito combater o exercício ilegal da profissão, e consequentemente, a segurança dos foliões. Os fiscais di CREA-RN pretendem vistoriar mais de 90 municípios no Rio Grande do Norte. Segundo Ana, o foco da operação estão nos polos carnavalescos, blocos e as escolas de samba.
“Nós vamos fiscalizar toda a estrutura desses locais, desde palco, trio elétricos, arquibancadas, banheiro químico, acessibilidade até projeto de combate a incêndio. Então, o que for de estrutura, a gente vai está fiscalizando e solicitando que se apresente a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e tenha um profissional habilitado”, explica a presidente do CREA-RN.
De acordo com Major Daniel Gleidson, Chefe do Centro de Vistoria do Corpo de Bombeiros, somente nesta semana que antecede a folia, a Corporação já fiscalizou mais de 50 eventos em todo o estado. O oficial da Instituição também alertou a população sobre os cuidados para evitar acidentes durante o período carnavalesco.
“Evitar o uso de serpentinas metalicas em cima de trios elétricos perto de fios de energia, bem como, não exagerar no álcool, porque isso gera um comportamento de risco, não pode nem pensar em misturar alcóol e direção nesse período e muito cuidado com as águas, nosso litoral é extenso, e no Corpo de Bombeiros temos uma máxima: “água no umbigo, sinal de perigo”, então não se aventurar muito neste sentido”, reforça o Major Gleidson.
Ao final, a Neonergia Cosern reforçou mais uma vez as dicas de segurança com a rede elétrica. A campanha publicitária e o plano de comunicação da concessionária incluem distribuição de material educativo com dicas de segurança nos principais polos carnavalescos.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias