A SAVE Brasil, em parceria com o Instituto Neoenergia, organiza o Festival das Aves Limícolas da Bacia Potiguar, que será realizado de 14 a 16 de março em Diogo Lopes, distrito de Macau. O evento, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo principal envolver a sociedade na conservação dessas espécies e seus habitats, conforme delineado no Projeto Flyways Brasil.
Durante o festival, que contará com palestras, oficinas, exposições e saídas de campo para observação de animais, será destacada a importância da Bacia Potiguar para a manutenção da biodiversidade local. Na região, aves limícolas migratórias, um grupo ameaçado de extinção devido às mudanças climáticas e essencial para o equilíbrio dos ecossistemas costeiros, encontram um ambiente propício para o descanso reprodutivo.
Especialistas envolvidos no projeto Flyways Brasil monitoram essas espécies em Macau, Guamaré e Galinhos, no Rio Grande do Norte. Eles mapeiam os padrões migratórios e comportamentos das aves frente a distúrbios antrópicos, além de engajar as comunidades locais em ações de preservação ambiental. Esses esforços visam obter o reconhecimento da Bacia Potiguar como sítio WHSRN (Rede de Reserva de Aves Costeiras do Hemisfério Ocidental), título concedido às áreas relevantes para as aves limícolas no hemisfério.
A realização do evento está alinhada com o compromisso da organização com o Compromisso Brasileiro da Filantropia sobre Mudanças Climáticas. A programação completa do Festival das Aves Limícolas da Bacia Potiguar está disponível no site da instituição.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias