Política

Negociações de Lula com o Centrão em busca de base sólida na Câmara

Consórcio Lula-Centrão pode reunir 374 votos na Câmara, mas vislumbra dissidência

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de julho de 2023 às 08:15

Foto: Reprodução

 

Nesta terça-feira (1), o Congresso Nacional retoma suas atividades em meio às negociações do presidente Lula (PT) para estabelecer um acordo com o centrão, visando construir uma base sólida na Câmara dos Deputados.

Até o momento, essas conversas já resultaram na indicação do deputado Celso Sabino (União-PA) para assumir o Ministério do Turismo, e tudo indica que também levarão os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) ao primeiro escalão do governo Lula.

Caso o PP e o Republicanos decidam se aliar, juntamente com o apoio consolidado da União Brasil, o governo contará formalmente com 374 dos 513 deputados, um número mais do que suficiente para aprovar emendas à Constituição (308). No entanto, esse cenário ainda é incerto por duas razões.

Primeiramente, o centrão ainda não chegou a um acordo definitivo com Lula, uma vez que além do comando de ministérios, também há uma grande demanda por cargos de segundo e terceiro escalões, bem como melhorias na gestão das bilionárias emendas parlamentares.

Em segundo lugar, é importante ressaltar que mesmo que Lula faça uma reforma ministerial que satisfaça o PP, Republicanos e União Brasil, é provável que ocorram dissidências dentro dessas legendas, além das já previstas nos partidos de centro e direita considerados mais alinhados, como o MDB e o PSD.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags