Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o volume de chuvas já ultrapassou o esperado para todo o mês de novembro. A informação foi repassada pela Defesa Civil municipal durante uma coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (28), na sede da prefeitura.
Segundo Fernanda Jucá, chefe de operações da defesa municipal, o número de ocorrências registradas na capital hoje supera a média prevista para o mês. “Só hoje pela manhã, a gente já recebeu mais de 30 ocorrências para atendimento. Tivemos um volume totalmente atípico. A média histórica para o mês de novembro é de 28mm, e nós tivemos mais de 241 milimetros em 24 horas”, afirmou.
Durante a coletiva, a Secretária de Planejamento de Natal, Joana Guerra, falou sobre um problema que acaba agravando a situação da cidade quando existe um grande volume de chuvas que é o furto e roubo de bombas nas lagoas de captação.
“Na verdade, o que existe muito dentro do município é o furto, roubo de bombas. A prefeitura instala mas, recorrentemente, existe esse furto e a gente busca a reposição. Se fosse simplesmente a reposição, seria muito bom, mas como o furto ocorre a gente tem também problemas elétricos decorrentes desse furto”, disse Joana.
A titular da secretaria informou que todas as lagoas do município possuem bombas, porém, o volume excessivo de água que afetou a capital fez com que os equipamentos não fossem suficientes.
“Não existe lagoa sem bomba, o que existe, por exemplo é, em uma lagoa que tem três bombas, duas estão funcionando porque uma delas foi furtada. Mas, independente da gente tá operando com todas as bombas necessárias nas lagoas, o volume foi muito significativo, fazendo com que o trabalho das bombas não suportasse o volume”, afirmou a secretária.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias