A programação começa nesta terça e vai até a sexta-feira (22); as exibições e os debates acontecem no Laboratório de Comunicação (LabCom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Publicado 19 de março de 2024 às 14:15
Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega ao Rio Grande do Norte convidando o público a debater o país além da tela. Toda gratuita, a programação vai acontecer no Laboratório de Comunicação (LabCom), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir desta terça-feira (19) e vai até a sexta-feira (22). A cerimônia de abertura começa às 18h, seguida pela exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição, às 19h30.
Com todas as regiões representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra tem 18 filmes realizados por profissionais escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como racismo e os direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. O roteiro do evento foi organizado em programas divididos com os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”.
As oficinas com educadores são outras atrações da 13ª Mostra, que tem como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. O objetivo é a formação de multiplicadores, alcançando mais de 700 educadores no país, para que a arte e os direitos humanos apoiem o ensino. Em Natal, as oficinas acontecem no próprio LabCom da UFRN, na Rua da Saúde, Lagoa Nova, de 18 a 21 de março, das 9h às 12h, com link para inscrição aqui https://forms.gle/8sUAuEBj265JwX2C8.
Em uma segunda fase, o evento terá a Mostra Difusão, quando a programação desta 13ª edição ficará disponível online, na plataforma de streaming InnSaei.TV, e em equipamentos culturais das cidades participantes, de 25 de março a 24 de abril. Os espaços, incluindo os do interior, foram cadastrados pelo Ministério da Cultura, que realiza a Mostra com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A produção é do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), com produção local do Grupo de Pesquisa em Economia Política do Audiovisual (EPA), Grupo de Investigações sobre Linguagem, Memória e Representação (GILMAR), Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPGEM) e Departamento de Comunicação Social (DECOM) da UFRN.
Outras informações da Mostra podem ser acompanhadas através das redes sociais do evento e do site mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias