Atualmente a capital potiguar possui treze pontos de coleta de lixo eletroeletrônico. São eles: Partage Norte Shopping, Midway Mall, Shopping 10, Natal Shopping, Praia Shopping, CCAB Sul, IFRN Central, SEMURB, Prefeitura, PGM, SEMTAS, loja Natal Original e Rede Mais Planalto.
Na hora do descarte, é importante que a população fique atenta ao acondicionamento correto dos resíduos, caso necessário, e à limpeza do material – ele não pode estar misturado com outros tipos de resíduos.
“Os coletores permitem a deposição dos resíduos sem prévio acondicionamento. Mas se os componentes a serem depositados foram peças muito pequenas, o ideal é colocar em um saco/caixa pequena e então depositar no coletor. Mas isso é apenas por questão de organização do material, não é exigência”, explicou a diretora de Planejamento e Gestão Ambiental da Urbana, Julyana Ramalho.
A coleta faz parte de um projeto chamado Natal Limpa e Sustentável, da Urbana, que funciona como intermediadora. Ou seja, procura novos parceiros, divulga o projeto e incentiva a população ao descarte correto.
“A Urbana coleta resíduos urbanos. O resíduo eletroeletrônico não é competência de coleta da urbana, pois é resíduo especial. Contudo, é muito comum a população jogar esse tipo de resíduo na coleta domiciliar normal ou abandonar em um ponto irregular de resíduos. Só que esses resíduos são perigosos e, portanto, não podem ir para o aterro sanitário comum. Tendo isso em vista, resolvemos fazer esse projeto”, detalhou Julyana Ramalho.
O projeto oferece três formas de destinação do resíduo: por deposição em um dos treze coletores públicos ou por requerimento de coleta domiciliar, que pode ser realizado pelo Ecozap (9.9966-4010) ou pelo site, é gratuito e a empresa recolhe em até 72h.
O Natal Limpa e Sustentável tem parceria com duas empresas: a Natal Reciclagem e a Circular Brain. São elas que fazem a produção dos coletores de eletroeletrônicos e a destinação correta do material.
“A Natal Reciclagem instala o coletor, coleta os resíduos e faz a destinação correta com a rastreabilidade nacional do resíduo. Obedecendo assim o que a lei manda. A circular brain é uma startup parceira da Natal Reciclagem e funciona como uma consultora, a qual promove a economia circular dos resíduos”, disse a diretora, complementando ainda que todo o custo da coleta e destinação dos eletroeletrônicos recai sobre as duas empresas, isentando o Município de custos.
O projeto Natal Limpa e Sustentável não inclui a coleta de pilhas e baterias. Esses devem ser destinados em outros locais de depósito, disponibilizados pelas empresas.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias