Milhares de fiéis devem participar das celebrações da Festa de N. Sra. da Apresentação - Foto: Jeferson Fernandes

Cotidiano

FESTA CRISTÃ Natal celebra Festa da Padroeira entre os dias 11 e 21 de novembro

Programação inclui missas, novenas, vigílias, quermesse e, este ano, traz como novidades o ‘Ângelus Potengi’, além da corrida e caminhada

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de novembro de 2024 às 16:15

O mês de novembro tem um significado especial para os natalenses. É a época do ano em que a Igreja particular de Natal celebra Nossa Senhora da Apresentação. É um período em que milhares de fiéis se reúnem para festejar a padroeira da cidade e da Arquidiocese, em uma festa que se perpetuou ao longo dos anos, mantida por várias gerações. A tradição, a cultura e a espiritualidade se misturam em uma celebração que marca a identidade católica da capital potiguar. As raízes da festa de Nossa Senhora da Apresentação estão encravadas em solo potiguar há mais de dois séculos, desde o encontro da imagem da santa nas águas do rio Potengi, em 1753 até os dias atuais. A festa cresceu tanto que se transformou em uma das maiores manifestações de fé do nordeste brasileiro.

Neste ano, a festa traz como tema “Mãe da Apresentação, Virgem orante, ensinai-nos a ser peregrinos da esperança”. Para o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, a festa reforça a fé e a devoção à Nossa Senhora e lembra que as celebrações são a oportunidade de vivenciar a fé. “O novenário deste ano vai nos ajudar a aprofundar o tema da esperança, nos preparando para o Jubileu de 2025, que tem como tema “Peregrinos da Esperança” e a esperança não nos decepciona”. Ele lembra ainda que “a festa renova em nós, as motivações, a fé, fortalece os nossos laços fraternos e celebra a vida, agradecendo a Deus todas as maravilhas que Ele opera em nós e é isso que devemos reconhecer quando fazemos a festa e rompemos com o nosso cotidiano”.

Programação Religiosa
A programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação deste ano segue o roteiro dos anos anteriores, retomando a celebração da missa festiva da alvorada do dia 21 de novembro, na Pedra do Rosário. Em 2023, a celebração aconteceu na Praça das Mães, devido às obras que aconteciam na avenida do Contorno. A abertura, nesta segunda-feira (11), será às 16h30, com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida do Ângelus e a acolhida das capelas peregrinas, na Igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, a antiga Catedral. Às 18h, acontece a cerimônia de hasteamento das bandeiras e procissão, saindo da antiga Catedral até a Catedral Metropolitana, onde haverá hasteamento das bandeiras e missa solene, presidida por Dom João Cardoso.

Foram convidados para presidir as novenas deste ano, Dom Francisco de Sales, bispo da Diocese de Mossoró (12/11); Dom Antônio Carlos, bispo da Diocese de Petrolina – PE (13/11); Dom Francisco Lucena, bispo da Diocese de Nazaré – PE (14/11); Dom José Vicente Pinto, bispo da Diocese de Salgueiro – PE (16/11); Dom Magnus Henrique, bispo da Diocese do Crato – CE (17/11); Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Diocese da Paraíba – PB (18/11); Dom Manoel Delson, Arcebispo da Paraíba – PB (19/11) e Dom Edilson Nobre, bispo da Diocese de Oeiras – PI (20/11). No dia 15, haverá a celebração da dedicação da Catedral Metropolitana, presidida por Dom João Santos Cardoso.

No dia 21 de novembro, data dedicada à Nossa Senhora da Apresentação, a programação iniciará nas primeiras horas da manhã, com as seguintes atividades: 0h – Salva da meia-noite e início da vigília da Apresentação; 03h30 – Procissão fluvial (saindo do Iate Clube pelo Rio Potengi); 05h – Missa Festiva da alvorada, presidida pelo Mons. Valquimar Nogueira, vigário geral e pároco da Catedral; 07h30 – Missa solene de Nossa Senhora da Apresentação, na antiga Catedral, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Jaime Vieira Rocha; 10h – Missa solene, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom João Cardoso; 16h – Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação; 18h – Missa de encerramento, presidida por Dom João Cardoso; e 19h30 – Show pirotécnico.

Programação Cultural
Durante os dias de festa, haverá a tradicional quermesse no pátio da Catedral Metropolitana de Natal após o encerramento da novena. Serão montadas tendas que vão comercializar lanches, lembranças e os produtos oficiais da festa, sempre com muita música e momentos de descontração.

Outros dois eventos que farão parte da programação e foram incorporados à festa, são a Corrida e Caminhada da Padroeira, que vai acontecer no dia 16 de novembro, com largada às 16h em frente à Catedral e circulando o Centro Histórico e Ribeira, totalizando um percurso de 5km, além do Ângelus Potengi, que será realizado nos dias 15, 16, 17 e 21 de novembro. É um passeio de barco que vai reviver o encontro da imagem de Nossa Senhora, às margens do Rio Potengi.

“Temos que aproveitar este lado da fé, da devoção e muita gente também gosta de pagar uma promessa. A caminhada é, ainda, uma oportunidade para iniciar uma atividade física e ganhar mais qualidade de vida”, destaca o organizador da corrida, André Tavares, acrescentando que as medalhas foram abençoadas por Dom João.

SERVIÇO:
Festa de Nossa Senhora da Apresentação
De 11 a 21 de novembro, com atividades na antiga Catedral e Catedral Metropolitana
Mais informações, acesse: www.arquidiocesedenatal.org.br/festadaapresentacao2024

Tags