A campanha de vacina contra a raiva para cães e gatos no município iniciou no mês de maio e foi até o dia 31 de agosto, nos pontos fixos de imunização pela cidade e também por meio do esquema de vacinação porta a porta ofertado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal. A vacina antirrábica é importante para manter os animais saudáveis, dado que a doença é um grave problema de saúde pública que deve ter contágio controlado no território brasileiro.
Natal possui aproximadamente 108 mil gatos e cachorros aptos a serem vacinados contra a doença. Durante cerca de três meses da campanha, foram imunizados 86 mil desses animais, alcançando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 80% de animais imunizados na capital.
Mesmo com o fim da campanha, a imunização permanece sendo oferecida em pontos fixos nos cinco distritos sanitários. O público-alvo são cães e gatos saudáveis com idade a partir dos três meses e que não tenham realizado nenhum tipo de tratamento farmacoterápico nos últimos 30 dias, assim como os que ainda não foram imunizados no ano de 2024.
A Raiva, doença com alta taxa de letalidade, é transmitida pela saliva de animais infectados com o vírus, seja por meio de contato direto com mordidas ou contato físico com arranhões e lambidas desses animais com humanos. O plano nacional de vacinação de caninos e felinos foi pensado para evitar que o vírus se espalhe entre a população.
Norte I
UBS Pajuçara, localizada na R. Barão dos Cocais, S/N, no bairro Pajuçara.
Norte II
UBS Panatis, localizada na R. Milton Servilha Brito, 994, Conjunto Panatis, bairro Potengi.
Sul
UBS Satélite, localizada na R. das Carnaúbas, 7789, no bairro Pitimbu.
Leste
UBS São João, localizada na Av. Romualdo Galvão, 891, no bairro Tirol.
Oeste
Policlínica Oeste, localizada na Av. Pernambuco, 251, no bairro Cidade da Esperança.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias