Essa era uma das promessas de campanha de Paulinho Freire. Em sua proposta de governo ele prometia implantar “o programa Fila Zero no Município de Natal, garantindo vagas para todas as crianças em creches”
Publicado 8 de janeiro de 2025 às 16:00
Não haverá mais sorteio de vagas para creches em Natal. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulinho Freire nesta quarta-feira (8) após a primeira reunião com sua equipe de secretários. Segundo ele, já para o início do ano letivo de 2025 os sorteios não serão mais usados.
Essa era uma das promessas de campanha de Paulinho Freire. Em sua proposta de governo ele prometia implantar “o programa Fila Zero no Município de Natal, garantindo vagas para todas as crianças em creches, iniciando pelas regiões administrativas mais necessitadas – ODS 4 e 10”.
“Não vai ter sorteio esse ano, todos vão poder se matricular”, afirmou o prefeito. De acordo com o secretário de Educação de Natal, Aldo Fernandes, o fim dos sorteios nas creches será possível garças a três fatores: finalização de obras, reavaliação de espaços e parceria com escolas particulares.
A meta, segundo ele, é oferecer 1.500 vagas, o que supera a demanda de 1.369 vagas contabilizada em 2024. Ano passado, o sorteio foi realizado em fevereiro pela Secretaria de Educação. Na época o município de Natal destinou 3.749 vagas para a etapa de creche (Berçário I e II e Níveis I e II).
Essa quantidade, contanto, não era suficiente: ao todo, 4.957 crianças estavam inscritas no sorteio. Ao final do sorteio, 1.208 crianças ficaram no que a Prefeitura chamava de cadastro de reserva, ou seja, sem vaga. O sorteio de vagas em creches de Natal era um dos pontos mais criticados na gestão Álvaro Dias e foi muito debatido na campanha eleitoral recente.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias