Entretenimento

Na Semana Nacional dos Museus, MCC debate a “sexta extinção em massa”

Programação especial foi desenvolvida pelo Museu Câmara Cascudo por ocasião da 21ª Semana Nacional dos Museus. A mediação sobre a “extinção” ocorre de 16 a 20 de maio

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de maio de 2023 às 11:41

Museu Câmara Cascudo tem programação especial para a 21ª Semana Nacional dos Museus. Foto: Divulgação MCC/UFRN

Museu Câmara Cascudo tem programação especial para a 21ª Semana Nacional dos Museus. Foto: Divulgação MCC/UFRN

O Museu Câmara Cascudo, em Natal,  promove esta semana a mediação especial “A sexta extinção em massa”, atividade que faz parte da programação para celebrar a 21ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 16 a 20 de maio. E tem o objetivo de provocar reflexões como: “já parou para pensar que o desequilíbrio ambiental causado pela ação humana pode provocar uma extinção em massa da vida no planeta?”

O tema escolhido para este ano provoca reflexões sobre a sustentabilidade e o bem-estar e vai guiar uma série de atividades que devem atrair o público de todas as idades. Olhar para o passado através dos fósseis de dinossauros e animais gigantes pode trazer muitas pistas sobre o papel da humanidade no desequilíbrio da natureza.

Essa é a proposta da mediação especial que vai percorrer o acervo das exposições de Paleontologia, Anatomia Comparada, Icnologia e Dinossauros da Bacia Potiguar para entender as consequências que tudo isso pode trazer para a vida em nosso planeta. A ação acontece de 16 a 19 de maio, às 10h e às 15h, com agendamento prévio pelo site.

A semana marca também o retorno da exposição “Aves e Evolução – Uma perspectiva histórica” ao Museu Câmara Cascudo e que mostra como o estudo das aves brasileiras e da América do Sul contribuiu para a construção de um dos conceitos mais importantes da ciência moderna: a Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin. A exposição ficou em cartaz por aqui em 2018 e 2019, quando seguiu para João Pessoa, na Paraíba, e São Vicente, no Rio Grande do Norte.

Na quarta-feira (17), o Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UFRN oferece atividades de meditação, yoga, dança circular, reiki, massagem, auriculoterapia e atendimentos com medicina tradicional chinesa para pessoas de todas as idades, entre 8h e 12h, no Parque do Museu.

A partir das 18h, tem estreia no Youtube do MCC, com o primeiro episódio da série “Caatinga em Foco”, que vai trazer episódios de contação de histórias em vídeo para crianças, sempre com foco no bioma exclusivamente brasileiro. A série é uma co-produção do MCC, da TV Universitária e dos grupos Caixa Mágica e Teart.

Ainda no sábado, a programação segue com música ao vivo, às 11h, no Parque do Museu. Mais tarde, a partir das 14h, a palestra “Desbravadoras na Selva” propõe uma viagem no tempo com histórias de mulheres que exploraram as selvas tropicais em busca de segredos e encantos da biodiversidade sul-americana desde o século 17.A ação conta com a participação especial da bióloga especialista em répteis e anfíbios Eliza Maria Xavier Freire, do Departamento de Botânica e Zoologia da UFRN.

A partir das 15h, no Parque do Museu, uma mesa redonda reúne mestres de capoeira para falar da história e dos vários estilos dessa arte criada pelo povo negro. A ação conta com a participação dos Mestres Koioty, do Centro de Formacao Herança de Zumbi, Marcos, da Associação de Capoeira Nacional, Júnior Orca, da Capoeira Terra do Sol, Vita, do Grupo de Capoeira Gameleira, e Arrepio, do Memorial da Capoeira e terá ainda demonstrações de destreza corporal e uma roda comemorativa.

Museu Câmara Cascudo tem programação especial para crianças e especialistas

Para crianças, a programação traz ainda uma série de atividades voltadas para o público infantil. Na quinta-feira (18), às 16h, crianças a partir de dez anos podem participar de uma atividade de educação ambiental na área de agricultura urbana do Parque do Museu. Na sexta-feira (19), uma oficina ensina a produzir tintas de diversas cores a partir de ingredientes naturais, como açafrão, flores, folhas e pó de café. Já no sábado (20), é hora de botar a mão na massa em uma oficina de modelagem em argila. Todas as oficinas têm vagas limitadas com inscrições antecipadas pelo site do Museu.

Para especialistas, a Semana de Museus também marca o início das aulas do curso “Temas sensíveis e controvérsias na educação museal”, uma série de quatro aulas mensais, transmitidas pelo canal do Youtube do MCC, com a participação de especialistas renomados. O curso é voltado para estudantes, pesquisadores, educadores e profissionais da área de educação em museus e abordará aspectos teóricos e análises de experiências nas perspectivas de curadoria, mediação e formação de públicos em museus. Detalhes e o link para inscrições estão disponíveis no site do MCC.

No site do Museu Câmara Cascudo, você pode conferir a programação completa e atualizada da 21ª Semana Nacional de Museus, além dos horários e links para inscrição nas atividades. As inscrições em todas as atividades serão realizadas pelo Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRN (Sigaa), e qualquer pessoa pode se inscrever usando a senha da conta govbr.

Confira abaixo a programação completa:

TERÇA-FEIRA (16)

Curso

Temas sensíveis e Controvérsias na educação museal

Curso on-line com Cristiana Moreira (MCC/UFRN), Martha Marandino (FE/USP), Adriano Oliveira (MMB/IBu), Mauricio Candido da Silva (MAV/USP) e Mauricio A. da Silva (MAE/USP). Aspectos teóricos e análises de experiências nas perspectivas de curadoria, mediação e público. Formação com quatro encontros síncronos on-line, nos dias 16 de maio, 13 de junho, 04 de julho e 08 de agosto.

Hora: 10h

Local: Canal do MCC no Youtube

Público: Profissionais de museus, educadores, estudantes e pesquisadores

Inscreva-se aqui

Evento com certificado

TERÇA-FEIRA (16) A SEXTA-FEIRA (19)

Visita mediada

A 6ª extinção em massa

Você conhece o termo “Antropoceno”? Ele é um termo levantado por alguns especialistas para se referir à 6ª extinção em massa no planeta Terra e suas causas. Mas o que é uma extinção em massa? Quais seus fatores e causas? Qual o papel da humanidade nesse contexto? Venha descobrir nesta mediação super especial no Museu Câmara Cascudo, somente durante a Semana de Museus!

Hora: 10h e 15h

Local: Pavilhão Expositivo do Museu Câmara Cascudo

Público: todas as idades

Agende sua visita

A visita guiada não será realizada na terça-feira, às 10h

 

QUARTA-FEIRA (17)

Bem-estar 

Saúde no Parque

O LAPICS da UFRN oferece ao público, gratuitamente, práticas de meditação, yoga, dança circular, reiki, massagem, auriculoterapia e atendimentos com medicina tradicional chinesa.

Hora: 8h às 12h

Local: Parque do Museu

Público: todas as idades

 

QUINTA-FEIRA (18)

Exposição

Aves e Evolução – Uma perspectiva histórica

A exposição apresenta a construção do conhecimento evolutivo através da ornitologia, ou seja, mostrando como o estudo das aves contribuiu para o desenvolvimento de uma das ideias mais poderosas da ciência, que alicerça todo o conhecimento atual sobre os seres vivos: a teoria da evolução das espécies, proposta pelos naturalistas britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace, no século XIX.

Hora: 8h30 às 12h e 13h às 16h

Local: Pavilhão Expositivo do Museu Câmara Cascudo

Público: todas as idades

 

Sustentabilidade

Horta escolar na prática

Atividade prática na área de agricultura urbana do Parque do Museu, com finalidade de educação ambiental.

Hora: 16h

Local: Parque do Museu

Público: crianças a partir de 10 anos

 

Audiovisual 

Era uma vez… na Caatinga

Lançamento do primeiro episódio em vídeo da sériede contação de histórias em uma co-produção do Museu Câmara Cascudo, TV Universitária e os grupos Caixa Mágica e Teart de Teatro

Hora: 18h

Local: On-line, aqui no site do Museu e no canal do MCC no YouTube.

Público: Todas as idades

 

SEXTA-FEIRA (19)

Oficina

Tintas naturais para crianças

Venha explorar as possibilidades de preparação de tintas em diversas tonalidades, sempre a partir de pigmentos naturais para o uso em aquarela. Pigmentos que são encontrados facilmente na natureza, como açafrão, flores, folhas, café, dentre outros.

Hora: 9h

Local: Sala de Ação Educativa

Público: crianças a partir de 10 anos

Vagas limitadas por ordem de chegada

 

SÁBADO (20)

Oficina 

Modelagem com argila

Venha conhecer técnicas de modelagem com argilas frias, mais acessíveis e que não precisam ir ao forno.

Hora: 10h

Local: Sala de Ação Educativa

Público: pessoas a partir dos 10 anos

Vagas limitadas por ordem de chegada

 

Palestra

Desbravadoras na Selva – em busca da biodiversidade tropical

Uma viagem no tempo com histórias inspiradoras de mulheres que, embrenhando-se em selvas tropicais, dedicaram-se a desvelar segredos e divulgar os encantos da biodiversidade sul-americana, do século XVII ao presente. Com participação especial da bióloga especialista em répteis e anfíbios Eliza Maria Xavier Freire (Departamento de Botânica e Zoologia da UFRN).

Hora: 14h

Local: Sala de Física – Parque do Museu

Público: infanto-juvenil e adulto

 

Tags