Arte marcial milenar surgida na Tailândia, o muay thai tem sido cada vez mais buscado nas academias do país. Isto porque a prática oferece benefícios para o corpo e mente e é acessível a homens, mulheres e crianças.
A modalidade é uma das novidades da academia Pulse neste ano. Desde o seu início, há algumas semanas, tem atraído membros por suas aulas dinâmicas, que integram movimentos específicos da luta de boxe tailandês e exercícios funcionais.
As aulas acontecem às segundas e quartas, às 7h15, e às terças e quintas, às 19h15, com no máximo 16 pessoas em cada turma, comandadas pelo professor Alankelvin Santos.
“Dentre os benefícios do muay thai, podemos destacar o alto gasto calórico e o trabalho com variáveis como a lateralidade e coordenação motora”, afirma Alankelvin. “Também temos a melhora da autoestima, tonificação muscular e aumento da capacidade cardiopulmonar”.
O professor ressalta que, para melhorar a performance na luta, o aluno pode recorrer a outras modalidades, de potência ou cardio. “A corrida, por exemplo, aumentará a capacidade aeróbica, enquanto que a musculação melhora a potência”.
Ele lembra, contudo, que é preciso atentar para uma boa divisão semanal dos treinos, para que o descanso e a recuperação não sejam comprometidos.
Sobre quem pode praticar muay thai, a resposta é: todos. “Qualquer pessoa interessada pode treinar, atentando sempre para as limitações individuais, para que o professor possa adaptar algum movimento, caso necessário”.
A origem da prática, pelo que se conta, data de dois mil anos, quando agricultores buscaram formas de se defender em guerras e invasões na Tailândia. Para evitar ferimentos graves, não usavam suas espadas e punhais nos treinos, investindo nos chutes, socos, joelhadas, caneladas e cotoveladas.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias