Cotidiano

MTur aciona Ministério da Justiça para investigar a 123milhas. Entenda

Agência de viagens anunciou o cancelamento dos pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, afetando viagens já contratadas da linha “Promo” e prejudicando milhares de pessoas

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de agosto de 2023 às 14:11

Agência 123milhas causou revolta ao anunciar cancelamento de promoção. Foto: Reprodução

Agência 123milhas causou revolta ao anunciar cancelamento de promoção. Foto: Reprodução

O Ministério da Turismo acionou o Ministério da Justiça para que avalie a instauração de uma investigação contra a agência de viagens 123milhas, que anunciou o cancelamento dos pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, afetando viagens já contratadas da linha “Promo”.

A avaliação do MTur é de que o caso é “grave”. “O Ministério do Turismo considera grave o anúncio da agência de viagens 123 Milhas, nesta sexta-feira (18), de que irá suspender os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, afetando viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023″, diz o comunicado à imprensa.

“O Ministério do Turismo já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados”, informou o ministério.

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Ainda de acordo com o comunicado, “ambos os ministérios estão empenhados na busca de mecanismos que evitem que situações semelhantes voltem a se repetir e na responsabilização de empresas que, porventura, tenham agido de má-fé. O MTur e o MJSP acompanharão, de perto, o avanço das investigações preliminares e manterão informadas todas as pessoas e setores envolvidos”.

A pasta quer ainda que a Senacon “identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados”. A 123milhas disse que devolverá o valor pago pelos clientes prejudicados com vales, com correção monetária ao mês de 150% do CDI —título de dívida negociado entre bancos que acompanha a taxa básica de juros. Os cupons valerão apenas para outros produtos do site (passagens aéreas, hotéis ou pacotes).

Eles valerão por 36 meses após a solicitação de reembolso, que pode ser feita neste site. As informações estão disponíveis em nota pública divulgada pela empresa no endereço da 123milhas. O Procon-SP será outro órgão a questionar a 123milhas. A entidade de defesa do consumidor quer saber os motivos para a suspensão e enviará uma notificação nesta segunda-feira.

O órgão pedirá que a agência havia se preparado para a situação, como está informando os clientes e quais as medidas de compensação que estão sendo adotadas. O Procon-SP recomenda que os consumidores entrem em contato com a 123milhas e registre uma queixa contra a empresa no Procon.

 

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