Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte

Cotidiano

Medida MPRN recomenda que Polícia Militar desative locais improvisados para detenção disciplinar

Ministério Público recomenda que recomenda transferência de todos os policiais presos para o presídio militar da Companhia Independente de Policiamento de Guardas (CIPGD)

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de fevereiro de 2025 às 11:19

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou nesta quarta-feira (12) que a Polícia Militar transfira todos os policiais militares presos para o presídio militar da Companhia Independente de Policiamento de Guardas (CIPGD). O prazo para cumprimento da medida é de 20 dias.

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Wendell Beetoven Ribeiro Agra, destaca que, apesar da inauguração do presídio militar, ainda havia 15 policiais custodiados no Quartel do Comando-Geral da PMRN até novembro de 2024.

O documento determina a desativação de qualquer local improvisado para detenção disciplinar de militares em outras unidades operacionais.

De acordo com a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares (Lei 14.751/2023) e o Decreto Estadual 33.633/2024, a CIPGD é a unidade responsável pela custódia de policiais militares com privação ou restrição provisória da liberdade.

A Polícia Militar deve informar ao MPRN, em até 15 dias, as providências adotadas. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (12).

Tags