Cotidiano

MPRN pede cancelamento da eleição de conselheiro tutelar em mais duas cidades

Em um dos casos a recomendação foi motivada por problemas relacionados à inserção dos votos nas urnas, bem como reclamações por parte dos eleitores, que relataram não conseguir votar em mais de um candidato

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de outubro de 2023 às 16:32

MPRN está atuando em regime de plantão para acompanhar a eleição para conselheiro tutelar. Foto: MPRN

MPRN está atuando em regime de plantão para acompanhar a eleição para conselheiro tutelar. Foto: MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu duas recomendações pedindo o cancelamento da eleição para conselheiro tutelar em mais duas cidades do RN: Areia Branca e Ceará-Mirim. As recomendações são direcionadas às Comissões Especiais encarregadas do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares e aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Areia Branca e Ceará-Mirim.

Em relação a Ceará-Mirim, a recomendação foi motivada por problemas relacionados à inserção dos votos nas urnas, bem como reclamações por parte dos eleitores, que relataram não conseguir votar em mais de um candidato, contrariando o que havia sido estabelecido na resolução e no edital do processo de seleção dos conselheiros tutelares.

Leia também:

No caso de Areia Branca, foi identificado um erro material logo no início da votação, relacionado ao registro do número de candidato na urna de votação, o que tornou inviável a continuação do processo eleitoral.

Em ambos os casos, o MPRN concedeu um prazo de cinco dias para que as Comissões Especiais do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Areia Branca e Ceará-Mirim informem as medidas adotadas para atender às recomendações e para estabelecer uma nova data para a realização da votação.

A eleição para conselho tutelar em Natal acaba de ser cancelada. A nova data definida é 29 de outubro. A decisão foi tomada após o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendar o cancelamento da eleição para conselheiro tutelar em Natal. A recomendação está sendo feita devido a várias reclamações de problemas na votação. UM desses problemas foi que até as 9h50 da manhã, em vários, o pleito sequer tinha sido iniciado.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) emitiu nota na tarde desta domingo (1º) informando que não tem responsabilidade pelos erros que geraram o adiamento da eleição para conselheiro tutelar em Natal.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags