Movimentos sociais farão ato em defesa da democracia em Natal

Movimentos sociais marcaram manifestações em defesa da democracia e pela punição dos golpistas envolvidos na invasão terrorista para segunda-feira (9)

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de janeiro de 2023 às 22:24

Manifestação ocorre após invasão de sedes dos Três Poderes – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), integrantes das frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular e outros movimentos sociais marcaram manifestações em defesa da democracia e pela punição dos golpistas envolvidos na invasão terrorista para segunda-feira (9).

Em Natal, a concentração do ato será no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha, no calçadão do shopping Midway Mall, em Lagoa Nova. Os atos também devem ocorrer em outras cidades do país.

Em nota conjunta, o Fórum das Centrais Sindicais, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Coalizão Negra por Direitos e Convergência Negra repudiaram os ataques de vândalos aos prédios públicos em Brasília.

“Registrar o mais veemente repúdio aos atos de vandalismo e criminosos praticados no dia de hoje em Brasília, agendando contra a democracia e a sede dos três poderes da República e adotam estado de mobilização permanente em defesa da democracia, do governo legitimamente eleito e contra o golpismo”, traz a nota.

Leia a nota dos movimentos sociais:

MOVIMENTOS SINDICAIS E POPULARES REPUDIAM GOLPISMO E CONVOCAM MANIFESTAÇÕES EM DEFESA DA DEMOCRACIA NESTA SEGUNDA-FEIRA EM TODO O BRASIL

As organizações sindicais e populares que integram as Frentes Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, o Fórum das Centrais Sindicais, a Coalizão Negra Por Direitos e a Convergência Negra, reunidas em defesa do Estado Democrático de Direito vem a público para:

a. Registrar o mais veemente repúdio aos atos de vandalismo e criminosos praticados no dia de hoje em Brasília, agendando contra a democracia e a sede dos três poderes da República e adotam estado de mobilização permanente em defesa da democracia, do governo legítimamente eleito e contra o golpsimo.

b. Orientar todas as organizações sindicais e populares, bem como toda militância social do campo democrático e progresssita a manifestarem-se nas ruas de todo o país no final da tarde desta segunda-feira (9/01), em defesa da democracia, das instituições e da soberania do voto popular.

c. Construir ato político a realizar-se em Brasília ainda na próxima quarta-feira (11/01) com foco na defesa da democracia e no repúdio aos ataques às instituições da República praticadas por fascistas neste domingo. Realizar essas manifestações em aliança com todos as lideranças, autoridades e segmentos da sociedade comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito.

d. Reunir-se, em preparação, com partidos, centrais sindicais, movimentos populares e organizações da sociedade com atuação nacional nesta segunda-feira, 09 de janeiro, às 14 horas, por videoconferência.

Brasil, 08.01.23

Fórum das Centrais Sindicais
Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo
Coalizão Negra por Direitos
Convergencia Negra