Cultura

Morre Leno Azevedo, cantor e compositor potiguar, aos 73 anos

Nascido em Natal, o músico que ficou conhecido com um dos pioneiros do rock’n roll brasileiro lutava contra um câncer

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de dezembro de 2022 às 19:37

Leno Azevedo

Leno Azevedo, cantor e compositor potiguar, um dos maiores ícones da Jovem Guarda – Foto: Reprodução

Morreu nesta quinta-feira (8), o ícone da música potiguar e um dos maiores nomes da Jovem Guarda, o cantor e compositor Gileno Osório Wanderley de Azevedo, conhecido como Leno Azevedo, vítima de um câncer.

Nascido em Natal, Leno tornou-se destaque da música nacional quando integrou o movimento Jovem Guarda, na década de 1960, sendo lembrado com um dos pioneiros do rock’n roll brasileiro, fazendo parcerias com grandes nomes do gênero, como o baiano Raul Seixas, com quem dividiu composições, vocal, produção e arranjos do álbum ‘Vida e Obra de Johnny McCartney’. Em sua carreira de sucesso ainda consta a parceria junto à banda Renato e Seus Blue Caps. Interpretar a icônica canção “Pobre Menina”, em um duo com Lilian Knapp, também contribuiu para fazer ecoar a voz do potiguar por todo o Brasil.

A morte do artista foi lamentada pela direção da Fundação José Augusto, que em seu perfil oficial nas redes sociais, postou uma mensagem de despedida ao músico. “Leno contribuiu enormemente para divulgar a música potiguar no Brasil e no mundo. Deixa, como legado, canções que reverenciam o amor e os doces anos de uma geração inesquecível para o Brasil”, diz a publicação.

Confira a mensagem de despedida ao ícone da música potiguar e brasileira

Tags