Brasil

Morre ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, aos 85 anos

Sepúlveda Pertence morreu depois de uma semana de internação no hospital Sírio Libanês, em Brasília. Presidente Lula e atuais ministros do STF lamentam a perda

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de julho de 2023 às 13:02

Sepúlveda Pertence será sepultado na ala dos pioneiros do Cemitério Campo da Esperança em Brasília, às 16h30. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

Sepúlveda Pertence será sepultado na ala dos pioneiros do Cemitério Campo da Esperança em Brasília, às 16h30. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence morreu neste domingo (2) depois de uma semana de internação no hospital Sírio Libanês, em Brasília. O ex-ministro mineiro tinha 85 anos e a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

Nomeado à Corte em 1989, por José Sarney, Pertence foi ministro da Corte até 2007, ocupando a presidência entre 1993 e 1994. Ele também ocupou o cargo de Procurador-Geral da República entre 1985 e 1989.

O velório será no salão branco do STF nesta segunda-feira (3), a partir das 10h e o sepultamento na ala dos pioneiros do Cemitério Campo da Esperança em Brasília, às 16h30.

Ministros da atual composição do STF manifestaram suas condolências por meio de seus perfis oficiais no Twitter. “Atuou na resistência à ditadura e na reconstrução democrática que resultou na CF de 1988. Foi brilhante como PGR e como Ministro do STF, onde com muito orgulho fui seu colega. Muito me pesa seu falecimento”, escreveu o decano do Supremo, Gilmar Mendes.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, disse que Pertence foi um “grande e incansável” defensor da democracia. “Notável advogado, jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal, deixará um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça. Meus sentimentos aos seus familiares”, escreveu.

Já Luís Roberto Barroso afirmou que Pertence foi um dos “maiores que já passaram pelo STF”. “Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”, registrou.

Sepúlveda pertence foi um dos maiores juristas da história do Brasil, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, por meio de nota, a morte do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence. “José Paulo Sepúlveda Pertence foi um dos maiores juristas da história do Brasil. Sempre atuou pela defesa da democracia e pelo Estado de Direito, como advogado e também como ministro do Supremo Tribunal Federal. Por isso, era respeitado por todos”, diz a nota.

No registro, Lula também destaca que teve “o privilégio” de ser amigo Sepúlveda. “Neste momento de perda, meus sentimentos aos seus familiares, em especial aos seus filhos, aos amigos e aos admiradores de Sepúlveda Pertence”.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também foi às redes para lamentar a morte de Sepúlveda Pertence. “Sua atuação foi impecável na defesa dos direitos do cidadão”, escreveu o deputado.

Na publicação, Lira também destaca que o ex-ministro “deixa um legado incontestável na vida jurídica do País”.

Sepúlveda morreu hoje, depois de uma semana de internação no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. O ex-ministro mineiro tinha 85 anos e a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

 

 

Tags