Aos 85 anos, o fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, morreu às 22h14 desta segunda-feira (12) em sua residência em Cachoeira Paulista, em São Paulo. A causa da morte do sacerdote foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. Desde maio de 2021 ele estava em tratamento quimioterápico de um mieloma múltiplo.
O velório começa nesta terça-feira (13) e seguirá até a quinta (15) na Canção Nova, em Cachoeira Paulista.
Monsenhor Jonas Abib é um dos religiosos que se destacou na ação evangelizadora da Igreja Católica na América Latina, utilizando os meios de comunicação social e na realização de grandes eventos de evangelização. Nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 e foi ordenado sacerdote em 1964, com o lema: “Feito tudo, para todos”. Ele fundou a comunidade Canção Nova no dia 2 de fevereiro de 1978.
Com uma vida dedicada à evangelização, mas sendo, antes de tudo, um ser humano, Monsenhor Jonas Abib enfrentou momentos de enfermidade ao longo da vida.
Neste último ano, o sacerdote tratava um mieloma. A descoberta foi em 2021, durante investigação de uma anemia e alteração nos rins. Um mal-estar o levou a ser internado em São Paulo, e foi preciso um cateterismo e a colocação de dois stents. Após um mês de internação e uma melhora nos exames, ele foi liberado para continuar o tratamento em casa.
Ao longo do tratamento, com imunidade baixa, enfrentou também episódios de pneumonia. Mesmo assim, continuou celebrando a Santa Missa e pregando de casa, com transmissão pela internet.
“Eu espero passar dos 100, mas não sei se passo (…) A vida é caminhar, sou peregrino do amor, vou semear a esperança deste mundo que há de vir e eu não me canso de cantar”, cantarolou o sacerdote em um documentário sobre sua vida.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias