Cotidiano

Moradores de Neópolis protestam pedindo solução para desabamento

A Câmara Municipal de Natal aprovou a convocação do secretário de Infraestrutura do Município, Carlson Gomes para prestar esclarecimentos sobre a situação dos moradores e a realização da obra

por: NOVO Notícias

Publicado 21 de setembro de 2023 às 12:52

Moradores fizeram bolo em forma de protesto após um mês de desabamento. Foto: Rafael Araújo/NOVO Notícias

Os moradores do conjunto Pirangi, no bairro Neopólis, localizado na zona Sul de Natal, realizaram na manhã desta quinta-feira (21), um protesto próximo ao local onde 10 casas desabaram parcialmente após o muro de uma lagoa de captação cair no dia 21 de setembro deste ano. De acordo com os moradores, em um mês, nada foi feito além da implantação de lonas no local.

Em forma de manifestação por falta de respostas, os moradores organizaram um protesto para chamar atenção dos órgãos municipais para a resolução do problema.

Maria José, da 61 anos, morava em uma das casas atingidas há 39 anos com o marido. A dona de casa disse que contou com a ajuda dos vizinhos para deixar a residência, mas que quer a resolução rápida do problema. A mulher destacou o desejo de retornar para a casa onde viveu há mais de 35 anos com a família.

“Recebemos o aluguel social, estamos morando em dois vão com banheiro que é o valor total do auxílio. Na minha casa, eu tinha estrutura, agora estou tendo que me adaptar com meu marido. Esperamos que eles venham logo fazer essa obra aqui porque queremos muito que ele ajeite essa lagoa pra gente voltar pra nossa casa“, disse a dona de casa.

Leia também:
Outra moradora atingida pelo desabamento foi Kayni Medeiros. A moradora disse que além da residência em que ela mora com os filhos, a casa onde a mãe dela vive com outras pessoas também acabou sendo danificada. A mulher afirmou que teme novos desabamentos devido à instabilidade climática da cidade.

“Saímos das nossas casas, estamos pagando um aluguel que não é barato. Faz 1 mês que eles vieram e colocaram a lona. Fizeram só isso, mais nada. Agora, com essas chuvas, a preocupação é de que caia mais, vai cair mais e eles não vão fazer nada”, disse Kayni.

O desabamento de parte das residências acabou impactando a vida dos moradores. Segundo relatos, o deslocamento na região e acesso às escolas e trabalho foram afetados. “Muitos moradores têm filhos que estudam aqui bem próximo. Com essa situação, fica complicado pra todo mundo. O que queremos é que essas obras comecem logo e que possamos voltar pra as nossas casas o quanto antes”, pontuou Anderson Martins, morador.

Anderson Martins morava há mais de 15 anos em um das casas afetadas com o desabamento. Foto: Rafael Araújo/NOVO Notícias

Secretário convocado na Câmara Municipal de Natal

Após inúmeras queixas dos moradores, que alegaram falta de informações e de ações concretas no local, além da simples colocação de lonas pretas, a Câmara Municipal de Natal aprovou a convocação do secretário de Infraestrutura do Município, Carlson Gomes. A intenção é que ele explique quais medidas foram adotadas até o momento e apresente um cronograma das obras em andamento.

A audiência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal com o secretário está agendada para o dia 27 de setembro. No encontro, o titular da secretaria terá a oportunidade de fornecer detalhes sobre as providências tomadas até o momento e o cronograma das obras.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags