Porto de Natal - Sandro Menezes/Assecom
O Ministério dos Portos e Aeroportos adiou o início das obras no terminal marítimo de Natal. Os atrasos afetam a construção dos pilares da Ponte Newton Navarro, a dragagem do porto e a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica.
Segundo o Ministério dos Portos, em nota enviada ao NOVO, atrasos nos processos de contratação adiaram o início dos serviços. Em setembro de 2024, durante visita ao Rio Grande do Norte, o ministro Silvio Costa Filho anunciou um investimento de R$ 47 milhões em obras de segurança para a Ponte Newton Navarro.
À época, ele afirmou que a instalação de proteção nos apoios 17 e 18 da ponte, no acesso ao Porto de Natal, seria iniciada em janeiro de 2025, com conclusão prevista para junho de 2026. A ação visa garantir mais segurança nas operações de aproximação das embarcações durante as manobras.
No entanto, segundo o Ministério dos Portos, o processo de contratação da empresa responsável pela obra enfrenta atrasos. Agora, o órgão estima que os trabalhos comecem até o final deste semestre. A obra está sendo conduzida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.
Além disso, a dragagem do porto, inicialmente programada para começar em junho de 2025 e ser concluída em março de 2026, agora deve ser contratada apenas no segundo semestre de 2025.
Com um investimento de R$ 60 milhões, o projeto busca melhorar a operação de navios de cruzeiro no Porto de Natal, aumentando o calado do canal de acesso. Com o novo cronograma, a obra tem previsão de término para o final de 2026.
A implantação do sistema de energia solar fotovoltaica on-grid no Porto de Natal também sofrerá atrasos. Em 2024, o Ministério dos Portos anunciou um investimento de R$ 5 milhões para a implantação do sistema de energia solar fotovoltaica. A previsão inicial era que os trabalhos começassem em novembro de 2024, com conclusão em novembro de 2025, mas o cronograma foi alterado.
Atualmente, segundo o Ministério, a contratação está prevista para o primeiro semestre de 2025, e a execução deve ser finalizada até o final do primeiro semestre de 2026.
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