Bombeiros combatem mais um incêndio no RN, agora na divisa de Apodi com Felipe Guerra. Foto: Reprodução
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicou uma portaria declarando emergência ambiental no Rio Grande do Norte devido ao risco de incêndios florestais. A medida abrange todas as quatro mesorregiões do estado, em períodos específicos entre o segundo semestre de 2025 e o início de 2026.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para prevenção e combate a incêndios no país em 2025. O documento do MMA identifica áreas vulneráveis e define os períodos de maior risco, permitindo a contratação emergencial de brigadistas federais.
Além da portaria, o Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Comif) aprovou diretrizes para a elaboração de Planos de Manejo Integrado do Fogo (PMIF), que serão obrigatórios para Unidades de Conservação de risco e imóveis rurais onde há queimadas controladas. Os estados terão até dois anos para elaborar seus planos.
Municípios, consórcios municipais, territórios indígenas e comunidades tradicionais também serão incentivados a desenvolver seus próprios planos de prevenção.
O planejamento do MMA, Ibama e ICMBio para 2025 prevê a atuação de 231 brigadas federais, sendo:
Além disso, serão utilizados 15 helicópteros, dois aviões de transporte, dez aviões para lançamento de água e 50 embarcações.
Outras ações previstas incluem:
As medidas fazem parte da estratégia do governo federal para reduzir os impactos dos incêndios florestais em 2025.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias