Durante a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) destinada ao julgamento dos primeiros réus envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro, os ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes protagonizaram um debate ríspido que logo viralizou nas redes sociais.
A discussão teve início enquanto o ministro André Mendonça apresentava seu voto em relação ao réu Aécio Lúcio Costa Pereira. Durante sua exposição, Mendonça sinalizou que não via razão para condenar o réu por tentativa de golpe de Estado. No entanto, essa afirmação gerou discordância por parte do ministro Alexandre de Moraes.
A controvérsia se intensificou quando Mendonça questionou como o Palácio do Planalto poderia ter sido invadido da forma como aconteceu. O ministro, que também ocupou os cargos de ex-advogado-geral da União e ministro da Justiça e Segurança Pública durante o governo Jair Bolsonaro (de 2020 a 2021), criticou a falta de efetivo da Força Nacional e da guarda do prédio no momento da invasão.
Ver esta publicação no Instagram
“Fica difícil de entender e carece de resposta como o Palácio do Planalto foi invadido da forma como foi invadido. Vossa Excelência, ministro Gilmar, sabe o rigor de vigilância e cuidado que deve haver lá”, afirmou André Mendonça, ministro do STF.
Essa declaração provocou uma rápida reação do ministro Alexandre de Moraes, que pediu a palavra e classificou a fala de Mendonça como “absurda”. O ministro Moraes ainda destacou que diversos ex-comandantes da Polícia Militar foram presos, assim como Anderson Torres, que sucedeu André Mendonça no Ministério da Justiça.
“Vossa Excelência falar que a culpa é do ministro da Justiça é um absurdo quando cinco comandantes estão presos. Quando o ex-ministro da Justiça fugiu para os Estados Unidos e jogou o celular dele no lixo e foi preso, e agora Vossa Excelência vem ao plenário do Supremo Tribunal Federal, que foi destruído, [falar] que houve uma conspiração do governo contra o próprio governo”, enfatizou Alexandre de Moraes, ministro do STF.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias