“A luz caiu”… “Voltou!”… As interrupções de energia no Rio Grande do Norte estão mais frequentes nas últimas semanas. O reflexo deste fenômeno são os registros de informações relacionadas com as quedas no fornecimento à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em 2023, entre janeiro e novembro, foram 3.351 registros informados ao órgão regulador do setor elétrico brasileiro.
Este ano, até o dia 29 de novembro, os potiguares fizeram 14.375 contatos com os canais de atendimento da Aneel, informando erros na leitura do consumo, questões envolvendo débitos, religamentos, entre outros problemas relacionados com o sistema elétrico. Deste total, as interrupções de energia lideram as estatísticas, com 23% dos registros.
Em comparação com o ano passado inteiro, os registros relacionados com a falta de energia aumentaram 92%, quando foram feitos 1.744 contatos.
Além disso, os números de 2023 são as maiores dos últimos cinco anos. Para efeito de comparação, em 2018, as informações sobre falta de energia somaram 1.370 contatos à Aneel.
Em nota, a Neoenergia Cosern respondeu que os números mencionados referem-se a manifestações gerais dos consumidores à agência reguladora. A empresa atribui o aumento ao volume de chuvas, ventos e queimadas deste ano. Apesar disso, a Neoenergia destaca que a energia esteve disponível para os consumidores potiguares por 99,98% das 8.670 horas dos últimos doze meses.
Além dos registros de informações, a Aneel também contabiliza as reclamações formais sobre a falta de energia da população à ouvidoria do órgão. Em 2023, até novembro, os potiguares contabilizaram 161 registros deste tipo.
O número de reclamações também é o maior do ano passado inteiro, quando a Aneel somou 152 reclamações formais.
Segundo a Neoenergia Cosern, das 161 reclamações 143 foram procedentes em 2023. A distribuidora aponta que a quantidade permaneceu estável nos últimos três anos, com 159 em 2020, 142 em 2021 e 130 em 2022.
A distribuidora de energia também relaciona as interrupções elétricas com a incidência de raios, que aumentaram 28% no primeiro semestre de 2023. No total, 104.661 raios causaram mais de 1.400 interrupções, danificando cerca de 400 equipamentos do sistema elétrico.
A Neoenergia detalha, ainda, que, entre 2021 e 2023, a distribuidora pagou aproximadamente R$ 3,2 milhões à 1.861 consumidores em ressarcimento por problemas com a falta de energia.
“A distribuidora reforça o compromisso na prestação de bons serviços com os consumidores potiguares por meio de investimentos crescentes no sistema elétrico do Rio Grande do Norte e lembra que, em julho último, foi reconhecida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) como a Melhor Distribuidora do Brasil e do Nordeste”, complementa a Neoenergia, em nota.
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