De acordo com um diagnóstico realizado pela Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Ministério do Trabalho, estima-se que cerca de 7,1 milhões de jovens brasileiros, com idades entre 14 e 24 anos, não estejam trabalhando nem estudando, sendo conhecidos como “nem-nem”.
Mais de 60% desse grupo são mulheres, muitas das quais são mães de crianças pequenas. Além disso, aproximadamente 68% são pessoas negras ou pardas, evidenciando a desigualdade e a necessidade de ações direcionadas a esses segmentos da população.
Mônica Vargas, superintendente nacional de Operações e Atendimento do Centro de Integração Empresa-escola, destaca a importância de investimentos governamentais na educação das crianças e jovens no médio e longo prazo. Ela ressalta a necessidade de políticas públicas específicas para a juventude de 14 a 24 anos, levando em consideração diferentes recortes, como raça, gênero e os próprios “nem-nens”. Segundo Mônica, é fundamental que a juventude tenha oportunidades de construir um futuro promissor.
O levantamento também revelou que 38% das jovens desocupadas e 46% dos jovens desocupados não concluíram o ensino médio. Dentre as 9,5 milhões de pessoas desocupadas no Brasil, as pessoas entre 14 e 24 anos representam 55% desse total.
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