Economia

Mais de 2 mil novas empresas são abertas de janeiro a abril no RN

Junta Comercial do Rio Grande Do Norte (Jucern) registrou alta de 33% na abertura de empresas em 2021, ao se comparar com o mesmo período de 2020; maior parte dos empreendimentos é proveniente do setor de serviços

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de julho de 2021 às 13:39

Ao analisar o período pré-pandemia, a abertura de empresas teve alta de 8,74% em 2021 – Foto: Rogério Vital

 

De janeiro a abril deste ano, 2933 novas empresas foram abertas em todo o estado. Os dados são os mais atualizados da Junta Comercial do RN (Jucern) e revelam que os números cresceram comparados com os de 2020. No mesmo período do ano passado, foram 2193, um aumento de 33%.

Ao analisar os números no período pré-pandemia, a abertura de empresas também apresentou alta de 8,74%. Entre janeiro e abril de 2019, a Jucern contabilizou a formação de 2697 empresas.

Em 2021, o quantitativo de negócios que encerraram suas atividades aumentou 4% entre janeiro e abril em relação ao mesmo quadrimestre do ano anterior. No relatório de 2021 consolidado pela Junta Comercial do RN, 1731 empresas finalizaram suas atividades no período.

Para o Presidente da Jucern, Carlos Augusto Maia, os dados de abertura no primeiro quadrimestre deste ano demonstram um sinal de recuperação do setor econômico estadual.

“Os dados de abertura deste ano foram positivos em relação a 2020 e também em relação a 2019. O que pode ser considerado, sim, um sinal de recuperação. É importante frisar que a Jucern se modernizou nesse período e essas simplificações também impactam o ambiente de negócios, pois elas permitem condições propícias para o aproveitamento de oportunidades”, destaca.

Na visão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), aliado aos dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED o número de abertura de empresas aponta para um panorama de recuperação econômica que ocorre de forma lenta e gradativa.

Ele cita, por exemplo, que o setor de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas teve saldo positivo na geração de empregos no último mês de maio. Ao todo, foram criados 645 novos postos de trabalho com carteira assinada neste segmento

“É importante destacar que essa recuperação é heterogenia, ela tem variação de acordo com o seguimento e atuação da empresa. Temos setores, como é o caso de bares, restaurantes e turismo que a retomada das atividades então a recuperação é um pouco mais lenta, contudo vai acontecer” afirma o Presidente da CDL Natal, José Lucena.

Segundo ele, apesar das incertezas provocadas pela pandemia da Covid-19, o avanço da vacinação e a diminuição dos casos irão auxiliar no crescimento das atividades comerciais. Porém, segundo Lucena, ainda não há uma data concreta para recuperação da totalidade do setor.

“O avanço da vacinação da população economicamente ativa nos dá esperanças de que até o fim do ano estejamos com o funcionamento pleno das atividades comerciais. Contudo, ainda assim não temos como precisar datas para recuperação completa do setor”, ressalta.

Tags